Questões de Concurso - VUNESP 2018 PM SP

Olás,

Este é o 6º Concurso publicado aqui. Trata-se de uma prova curta, com pouco conteúdo de Sociologia e temas não necessariamente desta. Mas é importante ser vista e analisada. Afinal, que conteúdo de Sociologia é cobrado numa prova para a polícia militar? Quanto espaço é reservado ao tema numa prova desta natureza? Então, vamos lá.


14. O artigo 1o da atual Constituição Federal brasileira declara, em seus incisos II e III, que a cidadania e a dignidade da pessoa humana são fundamentos da República. Assim sendo, é correto afirmar que 

(A) a Constituição Federal do Brasil está comprometida com leis de exceção. 

(B) o respeito à cidadania constitui um princípio básico do Estado de Direito. 

(C) o princípio de igualdade perante a lei carece de embasamento constitucional. 

(D) o princípio do respeito à dignidade da pessoa pode ser relativizado pela lei. 

(E) a cidadania proporciona direitos excepcionais em situações emergenciais.


15. “A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.” (Florestan Fernandes. A integração do negro na sociedade de classes. Volume 1, São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 29. Adaptado) Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil 

(A) negou aos libertos o auxílio necessário para que se adaptassem às novas condições sociais. 

(B) ofereceu recursos institucionais para proteger e amparar os libertos na nova estrutura social. 

(C) impôs aos antigos senhores a obrigação de oferecer boas condições de vida aos libertos. 

(D) concedeu aos ex-escravos formação profissional para atenderem o mercado de trabalho. 

(E) proporcionou condições para que os antigos escravos fossem inseridos facilmente na sociedade.


16. “As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.” (Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado) No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque 

(A) a desigualdade entre os gêneros é fundamental para preservar o Estado de Direito. 

(B) a legislação brasileira torna legítimas várias formas de dominação entre os gêneros. 

(C) a desigualdade entre os gêneros contribui para fortalecer instituições democráticas. 

(D) a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria. 

(E) a ampliação do poder social das mulheres é prejudicial para o Estado de Direito.


17. Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta. 

(A) Instituições de ensino de qualidade pouco contribuem para a socialização dos jovens. 

(B) Formação universitária possibilita, por si só, a educação de cidadãos conscientes. 

(C) Questões relativas à violência social estão desvinculadas da educação escolar. 

(D) Injustiças sociais podem ser superadas sem o auxílio da instrução formal dos jovens. 

(E) Processos de inserção social são facilitados por instituições escolares de qualidade.


18. Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta. 

(A) Instituições de ensino de qualidade pouco contribuem para a socialização dos jovens. 

(B) Formação universitária possibilita, por si só, a educação de cidadãos conscientes. 

(C) Questões relativas à violência social estão desvinculadas da educação escolar. 

(D) Injustiças sociais podem ser superadas sem o auxílio da instrução formal dos jovens. 

(E) Processos de inserção social são facilitados por instituições escolares de qualidade. 

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