Questões de Concurso - UERR 2018 SETRABES Sociólogo

Olás,

Vamos para a 7ª prova de Concurso que disponibilizo para análise e debate. A divulgação da prova em si não é relevante, pois existem vários canais de disponibilizam tais cadernos. Mas, certamente, é importante reunirmos esses cadernos de Concursos Públicos, dos mais diversos tipos, tendo por critério o tema Sociologia e Ciências Sociais. Além disso, o cerne da atividade é o debate em si, o reviver os pressupostos teóricos, discuti-los e questionar como são abordados pelas bancas. Por essa razão, a participação é fundamental. 

52. A partir da leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (Martin Claret, 2003), marque a questão correta. 

A) A consciência de estar na plena graça de Deus e ser por ele visivelmente abençoado, o empresário burguês, desde que se mantivesse dentro dos limites da correção formal, e tivesse uma conduta moral irrepreensível e não fizesse uso escandaloso de sua riqueza, podia perseguir seus interesses de lucro como dever cumprido. 

B) A ideia de lucro e riqueza estava persistentemente em contradição à moral religiosa protestante, considerando que aos olhos de Deus, bens terrenos são parte da ganância e apego às coisas materiais, vícios do espírito do capitalismo em expansão no século XVIII. 

C) O poder da ascese religiosa fez gerar trabalhadores conscienciosos em relação aos seus direitos, dando a eles a certeza de que a repartição desigual da riqueza e a ideia de lucro não é parte da vontade da Divina Providência. 

D) Um dos elementos componentes do espírito capitalista moderno, e não só deste, mas da própria cultura moderna, diz que a conduta de vida racional fundada na ideia de profissão como vocação, nasceu do espírito da ascese cristã presente nas corporações de ofício desde a Idade Média. 

E) Ao se transferir das celas dos mosteiros medievais para a vida profissional, os pressupostos técnicos e econômicos passaram a dominar a moralidade intramundana e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem econômica moderna, cuja ética católica moldou a cultura ocidental impondo um estilo de vida a todos os indivíduos que nasceram dentro dessa engrenagem, e que não cessará até que se queime a última centelha de combustível fóssil.

53. Para Max Weber, a ação social pode ser dividida em quatro ações fundamentais. Assinale a alternativa correta 

A) Ação social estrutural, ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores e ação social afetiva. 

B) Ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. 

C) Ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva, ação social coletiva. 

D) Ação social interacional, ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores e ação social racional-afetiva. 

E) Ação social racional com relação a meios-fim, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social interacional.

54. Para Max Weber, a racionalização da vida penetra inteiramente o tecido da vida social, a ponto de transformar inteiramente a sociedade. Mas as revoluções são também agentes de mudança da estrutura da realidade, situação em que os líderes religiosos têm desempenhado importantes papéis ao longo da história. São líderes dotados de uma força especial que canaliza as insatisfações sociais, organizam e atraem seguidores para movimentos sociais que transformam a sociedade, nela provocando profundas mudanças. Essa forma de liderança tem uma autoridade especial que seria dada por Deus, pelo destino, pela história ou outra autoridade sagrada. Assinale a alternativa correta para o caráter desse tipo puro de dominação legítima: 

A) Caráter tradicional. 

B) Caráter racional. 

C) Caráter carismático. 

D) Caráter populista. 

E) Caráter religioso.

55. Para Émile Durkheim, os fatos sociais são o objeto da sociologia por moldar o comportamento dos indivíduos em sociedade. De acordo com sociólogo francês, os fatos sociais têm como características a: 

A) generalidade, exterioridade e solidariedade. 

B) coercitividade, positividade e exterioridade. 

C) generalidade, coercitividade e exterioridade. 

D) naturalidade, coercitividade e generalidade. 

E) interioridade, solidariedade e naturalidade

56. De acordo com Émile Durkheim, mesmo quando um fenômeno agride preceitos morais pode ser considerado normal desde que esteja generalizado na sociedade e não comprometa a integração social. Por essa visão, o crime é um fato social que: 

A) é um problema a ser corrigido pela imposição de leis e normas baseadas em valores religiosos e morais. 

B) é encontrado em todas as sociedades de todos os tipos; é um fenômeno geral e útil à sociedade. 

C) deve ser punido através da aplicação e sanções sociais, e não se encontra generalizado na sociedade. 

D) é encontrado somente em sociedades baseadas na forma de solidariedade orgânica, e a transgressão não conduz ao fortalecimento dos valores feridos. 

E) é um fenômeno que é individual na sociedade, não sendo encontrado em sociedades baseadas na forma de solidariedade mecânica

57. No livro Tratado de Sociologia Geral, o sociólogo italiano Vilfredo Pareto diz que, para um comportamento ser lógico, é preciso que a relação meios-fim na realidade objetiva corresponda à relação meios-fim na consciência do ator, sendo que “Uma vez que chamaremos de ‘ações lógicas’ as operações que estão logicamente associadas a seus objetivos, não só em relação ao sujeito que as efetua mas também com relação àqueles que possuem um conhecimento mais amplo, isto é, ações que têm, subjetiva e objetivamente, o sentido acima explicado. As outras ações serão ditas não-lógicas, o que não significa que elas sejam ilógicas” (apud Aron, R. 2008, p. 591-592). Assinale a alternativa correta. 

A) Pertencem à categoria das ações não-lógicas as que subjetiva ou objetivamente não apresentam um vínculo ilógico. 

B) Pertencem à categoria das ações não-lógicas as que subjetiva ou objetivamente não apresentam um vínculo lógico. 

C) Pertencem à categoria das ações não-lógicas as que subjetiva ou objetivamente apresentam um vínculo lógico. 

D) Pertencem à categoria das ações não-lógicas as que só objetivamente apresentam vínculos lógicos. 

E) Pertencem à categoria das ações não-lógicas as que só subjetivamente apresentam um vínculo lógico.

58. De acordo com Talcott Parsons, “a Sociologia é uma ciência que se relaciona claramente com a observação e a análise do comportamento social humano, isto é, a interação da pluralidade de seres humanos, com as formas assumidas por suas relações e a variedade das condições e determinantes destas formas, assim como as mudanças nelas ocorridas. Já a Psicologia relaciona-se tradicionalmente com o comportamento do indivíduo, ainda que uma grande parte do comportamento individual se verifique em relação com outros indivíduos”. (Cardoso e Ianni. Homem e sociedade: leituras básicas de sociologia geral, 1984, p. 48). Assim, a Sociologia se funda como ciência: 

A) ao estudar a interação da pluralidade de seres humanos, ela se debruça sobre a compreensão da vida social. 

B) ao estudar a interação social e o comportamento do indivíduo, ela se aproxima do campo de abordagem da Psicologia. 

C) ao estudar a interação social e o comportamento social humano, ela se confunde com a Psicologia em função da semelhança de seus campos de abordagem. 

D) ao estudar a interação social, ela tem por objeto somente compreender o comportamento individual. 

E) ao estudar a interação social, ela, como ciência da sociedade, volta-se também à compreensão das mudanças ocorridas em todas as fases da vida biológica de um indivíduo.

59. “Em Raízes do Brasil, as possibilidades heurísticas do gênero ensaístico são exploradas ao máximo. A linguagem plástica escolhida por Sérgio Buarque de Holanda permite converter circunstâncias complexas em um vocabulário de compreensão geral. Assim, o autor faz uso de dualismos como trabalho e aventura, ou semeador e ladrilhador, para descrever e tipificar concisamente os padrões abrangentes de conduta. A propósito, a tensão entre estes dois polos geraria o movimento que levaria ao avanço da história. Neste caso, o autor recorre, claramente, tanto à metodologia dos tipos ideais de Weber quanto à dialética de Hegel” (Costa, Sérgio. O Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, 2014). Na análise do autor de Raízes do Brasil: 

A) a tensão, entre as diversas raças que formaram o Brasil, corresponde a um tipo ideal; 

B) as diferenças entre classes sociais no Brasil é um tipo ideal; 

C) a cordialidade do brasileiro é um tipo ideal por ser uma simplificação exagerada das diferenças religiosas; 

D) o homem cordial corresponde a um tipo ideal sociopsicológico e a um padrão de sociabilidade; 

E) o homem cordial corresponde a um tipo ideal fundado da unidade étnica no Brasil

60. “Essa massa de mulatos e caboclos, lusitanizados pela língua portuguesa que falavam, pela visão de mundo, foram plasmando a etnia brasileira e promovendo, simultaneamente, sua integração, na forma de um Estado-Nação. Estava já madura quando recebe grandes contingentes de imigrantes europeus e japoneses, os quais possibilitou ir assimilando todos eles na condição de brasileiros genéricos” (Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, Cia. das Letras, 2002, p. 448). Assinale a alternativa incorreta. 

A) As identidades nacionais são formadas e transformadas no interior das representações coletivas, que são dinâmicas e abarcam toda a vida social. 

B) A mestiçagem do povo brasileiro deu-se tanto fisicamente como culturalmente. 

C) O que gerou a identidade nacional brasileira foi o encontro entre diversos grupos étnicos, configurando-se no fenômeno da mestiçagem. 

D) O brasileiro é um povo que resultou do encontro de vários outros povos, que, embora com culturas diferentes, se integraram ao Estado-Nação, às vezes por meios violentos. 

E) A identidade nacional brasileira foi forjada à ferro e fogo pelos portugueses e por grandes contingentes de imigrantes europeus e japoneses.

61. Donald Pierson, autor de trabalhos como Cruz das Almas: a Brazilian Village (1951) e O Homem no Vale do São Francisco (1972) e importante sociólogo estrangeiro na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, teve como referência teórica a: 

A) Escola Francesa de Sociologia 

B) Escola de Manchester 

C) Escola de Chicago 

D) Escola Culturalista de Sociologia 

E) Escola de Frankfurt

62. “Em Roraima, a morte violenta de jovens entre 15 e 29 anos teve um aumento de 83,3% no período apontado na pesquisa. Ao todo, 42 pessoas dessa faixa etária foram mortas em 2005 no Estado, enquanto que, em 2015, subiu para 77. Já a taxa de homicídios para a faixa etária entre 15 e 29 anos por 100 mil habitantes passou de 35,4, em 2005, para 51,9, em 2015, um aumento de 46,5% no período” (FBV, 30/03/18). De acordo com a sociologia de Emile Durkheim, esse quadro social verificado em Roraima caracteriza uma situação de: 

A) função social 

B) anomalia social 

C) ação social 

D) anomia 

E) entropia

63. O sociólogo Gilberto Freyre, autor do livro Casa Grande & Senzala, numa bem elaborada análise sobre a inter-relação de diferentes grupos raciais que formaram a sociedade brasileira, demonstrou que no Brasil: 

A) embora existam diferenças entre classes sociais, elas não sobrepuseram as diferenças raciais. 

B) a interpretação biológica das diferenças raciais é mas importante que as diferenças culturais. 

C) a interpretação cultural e não a biológica é a que permite entender as diferenças raciais no Brasil. 

D) as explicações sócioestruturais oferecem eficazes modelos para entender as diferenças culturais. 

E) as diferenças biológicas entre brasileiros são modelos para o entendimento das diferenças culturais em todo o mundo.

64. Jovens que eram parte da elite brasileira e que estudaram na Europa, principalmente na França e que tiveram contato com as ideias positivistas, influenciaram principalmente o setor militar, através das escolas de formação de oficiais. No nascimento da República, ideias positivistas estiveram presentes como ideologia política na fase de formação da República, deixando marcas permanentes na sociedade brasileira. Marque a questão que corresponde à herança positivista no Brasil. 

A) Partidos políticos, feriados nacionais e Hino Nacional. 

B) Casamento civil, forças armadas e partidos políticos. 

C) Ideias republicanas, criação de universidades e escolas militares. 

D) Feriados nacionais, casamento civil e a frase ordem e progresso na Bandeira do Brasil. 

E) Forças armadas, feriados nacionais e Hino Nacional.

65. Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. As principais características do positivismo são: 

A) objetividade científica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica. 

B) progressismo, evolucionismo e relativismo cultural. 

C) organicismo, materialismo e aplicação de métodos compreensivos. 

D) neutralidade, objetivismo e aplicação de princípios metafísicos. 

E) objetividade filosófica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.

Comentários

Postar um comentário