Questões de Concurso - UEG IMB 2013 Ciências Sociais

Olás,

Essa é a 14ª prova de concurso compartilhada aqui no Blog. Vários amigos meus, sabendo que utilizo muito provas desta natureza para atividades de ensino aprendizagem, costumam me enviar os seus achados. Foi o caso dessa prova, enviada por minha querida amiga Carla Soares (PUC Rio).

Questão 26 As diversas concepções de Estado presentes nas teorias clássicas e contemporâneas da ciência política demonstram a inexistência de consenso, o que é comum nas ciências humanas. O mesmo se verifica nas concepções a respeito do que o Estado e as políticas estatais devem ser. No que diz respeito a essas questões, tem-se o seguinte: 

a) apesar das diversas definições, prevalece a concepção de John Locke, segundo a qual o Estado deve ser absolutista e assim garantir que a luta de todos contra todos não destrua a sociedade civil. 

b) a concepção marxista, segundo a qual o Estado manifesta os interesses da classe dominante e busca amortecer os conflitos de classes no capitalismo, é considerada hegemônica hoje. 

c) uma das mais influentes concepções na atualidade é a expressa por diversos autores, retomada a partir dos anos 1980, tal como em Norberto Bobbio, segundo a qual o Estado deve ser mínimo e forte. 

d) uma das mais recentes contribuições é a da escola derivacionista, segundo a qual o Estado deriva da vontade popular, o que revela a influência duradoura do filósofo Jean-Jacques Rousseau. 


Questão 27 Uma das teorias mais desenvolvidas da ciência política é a produzida pela escola funcionalista. Essa escola se caracteriza por 

a) atribuir ao Estado a função de manter equilibrada a luta de classes através de políticas públicas de assistência social, redistribuição de renda e clientelismo. 

b) considerar o Estado como parte do subsistema político, instituição cuja função seria reproduzir o sistema social em seu conjunto. 

c) conceder ao Estado o papel de organizador da repressão social, através do sistema policial e do exército, evitando assim qualquer foco de subversão social. 

d) analisar o Estado como um órgão cuja função é garantir os interesses do campo político que, segundo Bourdieu, tem primazia na sociedade moderna. 


Questão 28 A sociologia contemporânea vem buscando analisar a sociedade moderna sob distintos pontos de vista. Nesse sentido, verifica-se que 

a) diversas abordagens afirmam que vivemos numa sociedade pós-moderna e entre elas se destaca a contribuição de Jean Baudrillard, segundo a qual a Segunda Guerra Mundial provocou um trauma social que promoveu uma recusa da modernidade e a criação de um novo estilo de vida que a teria superado. 

b) algumas abordagens consideram que vivemos numa nova fase da sociedade capitalista, cuja explicação seria fornecida por novos conceitos, como regime de acumulação, estratificação social, modernização conservadora, revolução tecnológica, renovação cultural, era das ideologias, flexibilização. 

c) determinados autores questionam o termo pós-modernidade, pois este seria ilusório ao considerar que mudanças no interior da sociedade moderna significariam sua superação e, por isso, propõem outros termos, tais como modernidade tardia, modernidade líquida, hipermodernidade, entre outros. 

d) alguns autores pensam que a sociedade moderna se encontra em crise, tal como na concepção de Inglehart, Althusser, Debord e Derrida, sendo que esta é principalmente uma “crise de valores”, marcando o início da hegemonia dos valores pós-materialistas.


Questão 29 Uma das concepções clássicas de cidadania é a de T. H. Marshall, para quem a cidadania 

a) é uma criação do estado capitalista, visando integrar os indivíduos na sociedade moderna para evitar conflitos sociais. 

b) é caracterizada pela participação social da população nas decisões públicas, na esfera estatal e na democracia deliberativa. 

c) surgiu com a constituição de direitos, inicialmente com os direitos civis e, posteriormente, os direitos políticos e sociais. 

d) nasceu a partir do processo de renascimento das cidades no século XVI, daí derivando o seu nome, já esboçado nas cidades-estado da Grécia antiga. 


Questão 30 A juventude é alvo de diversas análises sociológicas e de políticas públicas. A esse respeito, tem-se que 

a) as pesquisas sociológicas tiveram, no caso brasileiro, um impacto muito restrito na elaboração de políticas públicas para este setor da sociedade. 

b) ela foi um grupo marginalizado nas políticas estatais devido aos estudos sociológicos que defendem sua inexistência, tal como afirma o sociólogo Bourdieu, “a juventude é apenas uma palavra”. 

c) ela foi privilegiada nas políticas públicas desde os anos 1950, graças às pesquisas sociológicas sobre sua vulnerabilidade e necessidade de atendimento especial. 

d) as políticas públicas para a juventude foram pulverizadas devido à influência de análises sociológicas que afirmam que não existe uma e sim várias “juventudes”. 


Questão 31 O pensamento de Karl Marx exerce uma grande influência sobre a teoria sociológica em sua análise do capitalismo. A esse respeito constata-se que o modo de produção capitalista é 

a) um sistema produtor de mercadorias, tese que Marx produziu devido à influência de Robert Kurz. 

b) a base econômica da sociedade capitalista, tendo como característica específica a existência da propriedade privada dos meios de produção. 

c) caracterizado pela contradição entre infraestrutura econômica baseada na produção individual e uma superestrutura fundada na apropriação coletiva. 

d) um modo específico de produção de mercadorias, sendo um modo de produção de mais-valia. 


Questão 32 Cada indivíduo agindo em seu próprio interesse econômico, quando atuando junto a uma coletividade de indivíduos, maximizaria o bem-estar social. É o funcionamento livre e ilimitado do mercado que asseguraria o bem-estar. É a “mão invisível” do mercado livre que regula as relações econômicas e sociais e produz o bem comum. BEHRING, Elaine e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social. Fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006, p. 56. A concepção exposta revela uma das bases teóricas de uma determinada concepção de Estado e que servirá de fundamento para propostas de políticas estatais. Trata-se de uma concepção 

a) funcionalista, que tem suas origens na sociologia de Durkheim. 

b) liberal, que tem suas bases na economia política de Adam Smith. 

c) marxista, que tem como fonte a teoria de que as classes sociais são complementares. 

d) individualista, que tem suas origens na teoria dos indivíduos associados de Hobbes.


Questão 33 A análise das políticas sociais como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito do conflito e luta de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo, recusa a utilização de enfoques restritos ou unilaterais, comumente presentes para explicar sua emergência, funções ou implicações. BEHRING, Elaine e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social. Fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006, p. 36. A concepção apresentada é uma das mais influentes concepções analíticas do Estado e das políticas públicas. A fonte inspiradora dessa concepção é 

a) o materialismo histórico, teoria desenvolvida por Marx e Engels. 

b) a teoria marxista do Estado, elaborada por Engels e Stálin. 

c) a teoria marxista do Estado, produzida por Gramsci e Weber. 

d) a dialética materialista, teoria concebida por Engels e Lênin. 


Questão 34 O pesquisador Esping-Andersen elaborou uma teoria bastante influente sobre os “três tipos” de regime de Welfare State, que são o 

a) liberal, o conservador-corporativo e o socialdemocrata 

b) liberal, o socialdemocrata e o neoliberal 

c) liberal, o corporativo e o democrata-cristão 

d) socialdemocrata, o corporativo e o democrata-cristão 


Questão 35 No Brasil, as políticas sociais, a partir do regime militar, assumiram novas características, que apontavam para 

a) implantação de um modelo tecnocrático, promovendo um processo de parceria público-privada como forma de privatização. 

b) expansão e modernização, promovendo uma intensa institucionalização da previdência, da saúde e da assistência social. 

c) modernização conservadora, promovendo a implantação, em território nacional, do pacto internacional de assistência social incentivado pelo Banco Mundial. 

d) promoção de amplos investimentos estatais, promovendo a implantação, em território nacional, do Consenso de Washington. 


Questão 36 No contexto da relação entre esfera pública e democracia, verifica-se que a esfera pública é 

a) um espaço que antecede a democracia e sua relação com ela é mediada pelo Estado de direito. 

b) inerente à democracia, sendo ambas marcadas pela liberdade de expressão. 

c) um contrapeso à democracia moderna, por isso a relação entre ambas é conflituosa. 

d) uma criação da democracia representativa a partir do processo de redemocratização dos anos 1980. 


Questão 37 As políticas públicas específicas para juventude surgiram no Brasil a partir de 

a) 1945, com a criação do programa de assistência social para os jovens durante o período populista. 

b) 2010, com o surgimento da política do primeiro emprego no bojo das reformas neoliberais no Brasil. 

c) 2003, com a criação de instituições e programas voltados para os jovens. 

d) 1975, com a política de integração nacional da juventude durante o governo militar.


Questão 38 A inspeção do trabalho é um serviço do Estado, geralmente ligado ao Ministério do Trabalho, cujo objetivo é assegurar e proteger os direitos dos trabalhadores no mercado de trabalho e no exercício da profissão. A criação da inspeção do trabalho 

a) surgiu graças às novas políticas sociais implantadas no bojo da constituição do Estado de Bem-Estar Social, a partir de 1945, na Europa e, posteriormente, se expandiu pelo mundo. 

b) foi produzida devido às exigências dos funcionários do Ministério do Trabalho, na Europa dos anos 1970, devido ao excesso de reclamações e processos trabalhistas até então existentes. 

c) foi produzida no “bloco socialista” (como autofiscalização dos operários) e foi copiada pelos governos sociais-democratas europeus, de forma moderada, sendo realizada por um corpo de funcionários especializados. 

d) ocorreu devido à pressão do movimento operário no final do século XIX, na Europa, que não só conquistou novos direitos, tal como a restrição do trabalho infantil, como também exigiu sua aplicação. 


Questão 39 A economia solidária é uma proposta de um novo processo de produção por parte dos próprios trabalhadores que enfatiza a democracia, participação, autogestão, solidariedade. Sobre as concepções de economia solidária, constata-se que 

a) a de Antônio Gramsci visa incentivar a formação de cooperativas solidárias para fazer uma guerra de posição e assim cercar e conquistar o poder estatal. 

b) a do economista Paul Singer, que considera a economia solidária um modo de produção intersticial dentro do capitalismo e que tende a substituí-lo no futuro. 

c) a de Mao Tse-Tung prega a formação de cooperativas camponesas como forma de guerra de guerrilhas para cercar e conquistar o poder estatal. 

d) a social-democracia propõe uma dualidade de poderes, sendo que as empresas solidárias se tornariam a base econômica da sociedade e do estado. 


Questão 40 A ideia de autogestão está sempre presente nas discussões sobre economia solidária. Sobre autogestão e economia solidária, tem-se o seguinte: 

a) a economia solidária apresenta uma concepção específica de autogestão, como gestão da empresa pelos próprios trabalhadores, diferenciando-se de outras concepções. 

b) a ideia de autogestão surgiu a partir das primeiras experiências de empresas criadas sobre o ideal da economia solidária na Europa depois da crise de 2008. 

c) a economia solidária foi produto das exigências de solidariedade empresarial e autogestionária, feitas pelos estudantes parisienses, em 1968, para combater o estatismo do governo De Gaulle. 

d) a ideia de autogestão foi integrada à proposta de economia solidária com a criação do SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) pelo governo Lula em 2008. 


Questão 41 A respeito do processo de constituição das políticas públicas, nota-se que, segundo 

a) as principais concepções neoliberais, as políticas públicas são produtos das pressões das camadas populares e por isso o Estado deve ser autorregulado pelo mercado. 

b) a concepção pós-liberal, as políticas públicas são geradas pelo planejamento racional que toma como base as necessidades do mercado e da população. 

c) a concepção pluralista, as políticas públicas são constituídas por processos plurais em que os governos realizam a consulta popular para definir suas prioridades. 

d) algumas explicações marxistas, as políticas públicas são produtos de múltiplas determinações, especialmente o processo de acumulação de capital e a luta de classes.


Questão 42 O acesso à assistência à saúde como um direito reconhecido dos trabalhadores, no Brasil, sempre foi vinculado à previdência social. O direito à assistência médica foi incluído no seguro social a partir da década de 

a) 1930, segundo a dinâmica do modelo de substituição de importações. 

b) 1950, graças ao processo de extensão da cidadania regulada. 

c) 1980, graças ao processo de redemocratização e maior participação popular. 

d) 1920, vinculado à lógica da privatização desses serviços. 


Questão 43 No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, alguns estudiosos atribuíram à política cultural dois aspectos fundamentais: o clientelismo pluralista e o caráter assistencial. Após este período, sobre política cultural, tem-se o seguinte: 

a) uma concepção alternativa de política cultural surgiu na prefeitura de São Paulo, através das propostas de Marilena Chauí, focadas no “participacionismo popular”. 

b) a criação do Ministério da Cultura pelo Governo Collor em 1985 tornou a política cultural uma das prioridades do governo. 

c) a política cultural dos anos 1990 passou a ser realizada dentro de um rígido planejamento racional do Ministério da Cultura. 

d) a partir do final dos anos 1980, uma nova lógica de política cultural foi implantada pelo Ministério da Cultura, através de políticas induzidas. 


Questão 44 O surgimento da sociologia está ligado à emergência da sociedade capitalista e ao desenvolvimento do conhecimento científico. Nesse sentido, constata-se que 

a) a sociologia, enquanto ciência específica, é fruto do esforço de Durkheim e Parsons em instituí-la como disciplina acadêmica no século XIX. 

b) a moderna sociedade capitalista se pauta pela existência de um conhecimento científico tributário do senso comum, diferentemente da sociedade feudal. 

c) a sociologia emerge no século XX a partir dos escritos sistematizados de Spencer, Durkheim e Weber e, posteriormente, adquire o nome de física social. 

d) Auguste Comte construiu o primeiro esboço de explicação sociológica tomando como referência o método das ciências naturais. 


Questão 45 Foi em meados da década de 1970 que um conjunto muito grande de mudanças foram desencadeadas, de modo mais ou menos simultâneo, afetando fortemente o capitalismo e o sistema de produção de mercadorias, objetivando tanto recuperar os seus níveis de acumulação e reprodução do capital quanto repor a hegemonia que vinha perdendo, no interior do espaço produtivo, desde as explosões do final da década de 1960, quando as lutas sociais do trabalho passaram a reivindicar diretamente o controle social da produção. Antunes, R.. As formas contemporâneas de trabalho e a desconstrução dos direitos sociais. In: SILVA, Maria O.; YAZBEK, Maria C. (Orgs.). Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cortez; São Luís: FAPEMA, 2006. p. 41. A citação refere-se às transformações do mundo do trabalho no capitalismo pós-1970. Desse modo, tem-se que 

a) as transformações do mundo do trabalho, pós-1970, são decorrentes da crise do modelo de organização e produção taylorista-fordista. 

b) a década de 1970 expressa o fortalecimento do fordismo no interior dos processos produtivos, notadamente nos países de capitalismo avançado. 

c) o mundo do trabalho reconfigurou-se a partir da redefinição imposta pela organização do processo de trabalho taylorista. 

d) só se podem compreender as transformações do mundo do trabalho a partir dos anos 2000 com o advento dos programas de qualidade total.


Questão 46 De acordo com David Harvey, no capitalismo contemporâneo formas de trabalho até então tidas como ultrapassadas – trabalho doméstico, tempo parcial, etc. – reaparecem em um contexto de solapamento da rigidez do fordismo e advento da acumulação flexível. Nesse contexto, as formas precárias, a informalidade, a intensificação do trabalho são perceptíveis, já que 

a) o trabalho precário diz respeito às condições sociais fortemente reguladas pelo Estado, responsável pela ampliação do mercado de trabalho e do emprego. 

b) o trabalho a domicílio ressurge em um contexto de criação de um amplo mercado de trabalho livre de qualquer regulação estatal e, portanto, mais dinâmico. 

c) a acumulação flexível representa um novo estágio do capitalismo em que o trabalho precário, o desemprego, a informalidade e a intensificação do trabalho convivem plenamente. 

d) níveis crescentes de emprego foram verificados nos países de capitalismo central, notadamente na Europa a partir dos anos 1980 e 1990. 


Questão 47 A grave crise de emprego, gerada desde 1990, não foi suficiente para que o país viesse a constituir um sistema público de emprego. A despeito das inovações realizadas mais recentemente, o conjunto das políticas públicas direcionadas ao desemprego aprofundou a fragmentação das ações em diversas instituições sem coordenação, com maior pulverização dos recursos e ainda reduzida escala de cobertura. Enfim, passou a reinar a desarticulação e desintegração, com desperdícios, baixa eficácia e pequena eficiência. Pochman, M. Rumos da política do trabalho no Brasil. In: SILVA, Maria O.;YAZBEK, Maria C. (Orgs.). Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cortez; São Luís: FAPEMA, 2006. p. 34 No caso brasileiro, verifica-se que as políticas públicas de emprego 

a) refletem a forma racional como a questão do desemprego é tratada pelas diversas instituições. 

b) são consequência da forma de inserção do Brasil no Mercosul e no mercado asiático. 

c) articulam formas diferenciadas de ações visando compreender e possibilitar o desemprego. 

d) caracterizam-se por um sistema público de emprego incapaz de articular as ações de modo eficiente. 


Questão 48 Nos anos 1990, ocorreu a introdução de políticas neoliberais no contexto brasileiro. Nesse sentido, diversas medidas de desregulamentação foram postas em prática. No que diz respeito ao desemprego, 

a) observou-se a efetivação de políticas setoriais voltadas para o combate ao desemprego aberto e, assim, o Estado pôde resolver os problemas fiscais. 

b) medidas neoliberais contribuíram para o agravamento do quadro geral do desemprego, deslocando a responsabilidade pública para o indivíduo. 

c) o Estado ampliou a ação pública com medidas protecionistas para preservar o emprego e os salários cresceram sistematicamente na década. 

d) medidas liberalizantes favoreceram o crescimento do mercado de trabalho, dando fim ao desemprego e intensificando as formas de fiscalização do trabalho.


Questão 49 A súbita redescoberta e valorização da dimensão humana do trabalhador está muito mais afeta a sinais de limites, problemas e contradições do capital na busca de redefinir um novo padrão de acumulação com a crise de organização e regulação fordista, do que a autonegação da forma capitalista de relação humana. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, P. e SILVA, Tomaz da Silva (Orgs.). Neoliberalismo Qualidade Total e Educação. Petrópolis: Vozes. 2001.p. 41 A partir da análise acima, verifica-se que 

a) a crise do fordismo proporcionou um processo de retomada do humanismo nas políticas educacionais a partir das mudanças da acumulação capitalista. 

b) a valorização da dimensão humana do trabalhador aponta para uma política econômica de inclusão social, retomada da escola de relações humanas de Elton Mayo. 

c) a autonegação da forma capitalista de relação humana promoveu uma súbita redescoberta do humanismo e da teoria do capital humano. 

d) a redefinição do processo de acumulação capitalista promove uma apropriação por parte do poder político do discurso da dimensão humana. 


Questão 50 O discurso da ampla reforma do Estado surge como um dos fundamentos das políticas públicas na década de 1980. Nas organizações privadas e públicas, termos como empregabilidade, desregulamentação, privatização, mercado, downsizing, terceirização, flexibilização dos contratos de trabalho e administração pública gerencial tornam-se recorrentes em todos os níveis hierárquicos e gozam de inaudito concurso da mídia e de alguns intelectuais orgânicos, gerando “novas teorias” sobre o “fim da história”, a “obsolescência” dos clássicos e a “total inutilidade de todo pensamento crítico”. HELOANI, R. Gestão e organização no capitalismo globalizado. São Paulo: Atlas, 2003, p. 100-101. Com base na citação acima, constata-se que

a) os anos 1980 inauguraram o processo de reforma do Estado e a adoção de novos termos como flexibilidade dos contratos de trabalho, desregulamentação, privatização, dentre outros. 

b) a reforma do Estado esteve em pauta ao longo dos anos 1970, culminando com o fortalecimento da intervenção estatal na economia e crescimento econômico. 

c) a empregabilidade passou a ser vista como responsabilidade do Estado à medida que o mesmo aumentou a intervenção na economia e criou novos empregos. 

d) o mercado assumiu a responsabilidade pela elaboração de políticas sociais voltadas para o emprego e a qualificação dos trabalhadores, dando oportunidades para todos. 


Questão 51 A emergência das tecnologias microeletrônicas nos processos produtivos trouxe consigo as exigências por uma força de trabalho com maior qualificação profissional, principalmente nos setores de ponta da economia capitalista. Sendo assim, constata-se que 

a) a qualificação profissional surgiu como elemento inibidor das crises do capitalismo e ao mesmo tempo como solução para os problemas relativos à crise fiscal pós-1980. 

b) as tecnologias microeletrônicas surgiram na Segunda Guerra Mundial à medida que a rede mundial de computadores se populariza e alcança todos os países. 

c) no toyotismo a qualificação profissional passa a ser vista com desconfiança, pois a divisão do trabalho requer menor esforço humano. 

d) a qualificação profissional possibilita a melhor apropriação do trabalho, tendo em vista a racionalização técnica típica do toyotismo.


Questão 52 Ao se referir aos anos 1990, no Brasil, Pochmann (2001) afirma que “no emprego formal houve melhora do ponto de vista do avanço da escolaridade. Em geral, o aumento dos índices de escolaridade não aponta necessariamente para a existência de requisitos adicionais no conteúdo dos postos de trabalho, mas possivelmente para a demanda insuficiente de trabalho por parte das empresas. Com o maior desemprego, os empresários terminam por privilegiar a contratação sobretudo dos trabalhadores mais escolarizados, independentemente de haver mudanças no conteúdo do posto de trabalho.” POCHMANN, M. O emprego na globalização. São Paulo: Boitempo, 2001. p. 63. Com relação ao emprego formal no Brasil dos anos 1990, verifica-se o seguinte: 

a) o mercado de trabalho se expandiu tendo como referência a oferta de empregos com melhores condições e conteúdos mais complexos. 

b) a escolaridade implica crescimento na oferta de empregos e, portanto, facilidade de acesso dos trabalhadores aos postos de trabalho. 

c) o crescimento da escolaridade dos trabalhadores não implica, necessariamente, alterações no conteúdo dos postos de trabalho. 

d) mercado de trabalho e escolaridade são elementos contraditórios que permitem a inserção dos trabalhadores em postos de trabalho globalizados.


Questão 53 Ao descrever o capitalismo racional moderno, Max Weber aponta a burocracia e a racionalização como elementos essenciais. Nesse sentido, para Weber, 

a) a moderna burocracia e a racionalização se assemelham às existentes em sociedades tradicionais, tendo em vista a conduta impessoal dos indivíduos. 

b) a racionalização e a burocracia dizem respeito a procedimentos técnicos capazes de conduzir a um resultado planejado da conduta universal. 

c) o capitalismo racional moderno e o tradicional instituíram um modo particular de ação social com primazia do carisma social individual. 

d) a burocracia e a racionalização modernas configuram um contexto em que a existência do estatuto e de procedimentos técnicos é previamente definida. 


Questão 54 No Brasil, as desigualdades sociais são amplamente conhecidas e pesquisadas. Aqui não se teve um Welfare State tal como verificado em outros países da Europa. No entanto, paralelamente às reformas do Estado preconizadas pelo neoliberalismo, verifica-se a ação pontual do Estado brasileiro à medida que 

a) desregulamentou todos os aspectos da vida social e ampliou a atuação estatal na aplicação de ações visando regular a vida social. 

b) as desigualdades sociais passam a ser tratadas por empresas privadas a partir da lógica do mercado de consumo de bens duráveis. 

c) com a reforma do Estado, as políticas sociais criadas foram se expandindo através da parceria entre Estado e organizações não governamentais. 

d) os municípios são referências de não participação do Estado através da aplicação de programas sociais da União e instituições de caridade


Questão 55 O que se verifica contemporaneamente em relação ao desemprego juvenil e às mudanças nos padrões de inserção ocupacional pode ser atribuído às severas desigualdades econômicas e sociais entre jovens de 15 a 24 anos, conformando um quadro que retrata: entrada antecipada no mercado de trabalho, antes mesmo dos 15 anos; não conclusão dos estudos; constituição familiar prematura; trabalho e estudos simultâneos. VELASCO, E. G. Juventudes e políticas públicas de trabalho no Brasil: a qualificação profissional e a tensão entre preferência e individualização. In: SILVA, Maria O.; YAZBEK, Maria C. (Orgs.). Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cortez; São Luís: FAPEMA, 2006. p.191. De acordo com o autor citado, 

a) desigualdades socioeconômicas afetam severamente os jovens, relacionando-se com a sua não conclusão de estudos, a entrada prematura no mundo do trabalho, etc. 

b) o desemprego juvenil não configura um problema e nem é relevante, uma vez que atinge um grupo minoritário na sociedade brasileira. 

c) os jovens estão fortemente protegidos pela legislação brasileira quanto ao desemprego e às desigualdades sociais, raciais, etc. 

d) não se pode definir juventude visto que é uma categoria sociológica ampla e que não expressa a realidade social, mas o estado de espírito do indivíduo. 


Questão 56 Um recorte de gênero revela que entre as mulheres os índices de desocupação são maiores que entre os homens. O desemprego em 2001 estava em torno de 21,7% entre os jovens com 18 anos, enquanto para as mulheres chegava a 31%. [...]. Da mesma maneira são acentuadas as diferenças por raça, pois as taxas de desemprego de jovens negros em áreas metropolitanas tendem a ser 30% a 40% mais elevadas que entre os jovens brancos. VELASCO, E. G. Juventudes e políticas públicas de trabalho no Brasil: a qualificação profissional e a tensão entre preferência e individualização. In: SILVA, Maria O. ; YAZBEK, Maria C. (Orgs.). Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cortez; São Luís: FAPEMA, 2006. p.192

Com base na leitura do texto apresentado, tem-se o seguinte: 

a) desigualdades raciais e de gênero caracterizam o desemprego no Brasil, principalmente entre jovens. 

b) as informações mostram que não há desigualdades entre jovens no mercado de trabalho. 

c) mulheres estão em situação de desemprego, mas isto não caracteriza desigualdades. 

d) jovens negros estão sujeitos a taxas maiores de desemprego, o que se altera com o avanço na idade. 


Questão 57 Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais são 

a) típicos de uma ordem social tradicional, fortemente hierarquizada e dominada pela religião. 

b) formas de pensar, agir e sentir características das sociedades indígenas e tradicionais. 

c) maneiras de agir, pensar e sentir que são exteriores, coercitivas e gerais, impostas pelo grupo social. 

d) produtos criados por grupos sociais anômicos e suicidógenos, tais como ele estudou na Austrália.


Questão 58 As ações afirmativas se inscrevem, segundo os seus elaboradores, no contexto das políticas de igualdade racial inicialmente colocadas em prática nos Estados Unidos da América. No Brasil tais políticas ganham visibilidade a partir de fins dos anos 1990. Nesse sentido, verifica-se que 

a) ações afirmativas voltadas para a igualdade política, social, econômica revelam a existência de uma sociedade multirracial, portanto, onde vigora a democracia racial. 

b) políticas de ação afirmativa, no Brasil, se inscrevem no contexto social em que o Estado aparece como a instituição garantidora de liberdade política e ideológica em uma sociedade sem conflitos. 

c) o caso brasileiro é o oposto ao dos Estados Unidos da América, sendo que nesta sociedade a aplicação de políticas de ação afirmativa eliminou o racismo e construiu a igualdade plena entre os indivíduos. 

d) não existe consenso quando se trata de políticas de igualdade racial no Brasil. No caso recente do Brasil, as polêmicas continuam a demarcar o cenário acadêmico e político.


Questão 59 Florestan Fernandes, no livro A Integração do Negro na Sociedade de Classes, denuncia a democracia racial como um mito que não reflete a realidade dos negros no Brasil. No entanto, a igualdade racial para este autor viria com a consolidação do capitalismo no território nacional. Desse modo, as políticas colocadas em prática pelas instituições brasileiras, a partir dos anos 2000, revelam 

a) a incorporação de um contingente de especialistas na estrutura estatal, ampliando a ação do Estado brasileiro na efetivação de tais políticas. 

b) a eficiência do Estado em resolver conflitos sociais, uma vez que o racismo foi superado e a igualdade racial foi instalada. 

c) cada vez mais as instituições sociais procuram estabelecer políticas específicas visando integrar pobres e ricos à sociedade nacional. 

d) que Florestan Fernandes foi um defensor das políticas de ação afirmativa esboçadas a partir dos anos 2000, sendo o executor de tais políticas.


Questão 60 A moderna ética do trabalho concentra-se no trabalho de equipe. Celebra a sensibilidade aos outros; exige „aptidões delicadas‟, como ser bom ouvinte e cooperativo; acima de tudo, o trabalho em equipe enfatiza a adaptabilidade às circunstâncias [...]. Apesar de todo o arquejar psicológico da administração moderna sobre o trabalho em equipe no escritório e na fábrica, é o ethos de trabalho que permanece na superfície da experiência. O trabalho de equipe é a prática de grupo da superficialidade degradante. SENNET, R. A. Corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no capitalismo. São Paulo: Record; 2001. p. 118. Ao abordar as mudanças do trabalho, o autor demonstra que 

a) o trabalho em equipe aparece como o elemento central para a explicação das transformações do trabalho, uma vez que mostra a força das empresas em adotar medidas de proteção ao emprego. 

b) as transformações do trabalho trouxeram implicações para os trabalhadores, que tiveram que se adaptar às novas exigências no que diz respeito ao comportamento dentro das equipes de trabalho, provocando uma superficialidade degradante. 

c) a corrosão do caráter explicita uma lógica de subordinação das empresas aos novos padrões produtivos articulados desde o Oriente Médio e globalizados a partir de transferência de trabalhadores europeus para o leste asiático. 

d) cada sociedade escolhe o melhor modo de operacionalizar os processos produtivos e a Índia expressa essa nova realidade do trabalho em escala mundial, principalmente pelo superdesenvolvimento social e político alcançado nos anos 2000. 


Questão 61 Escolha e desenvolva uma das opções abaixo: 

a) A maior parte das pesquisas recentes sobre a desigualdade etnorracial no Brasil, empreendidas por americanos e latino-americanos formados nos Estados Unidos, esforçam-se em provar que, contrariamente à imagem que os brasileiros têm de sua nação, o país das “três tristes raças” (indígenas, negros descendentes de escravos, brancos oriundos da colonização e das vagas de imigração européias) não é menos “racista” do que os outros; além disso, sobre este capítulo, os brasileiros “brancos” nada têm a invejar em relação aos primos norte-americanos. Ainda pior, o racismo mascarado à brasileira seria, por definição, mais perverso, já que dissimulado e negado.” BOURDIEU, P. e WACQUANT, L. Sobre as artimanhas da razão imperialista. Estudos Afro-Asiáticos, ano 24. Jan./abr., 2002. p.19. Comente a citação acima apontando os principais elementos do debate proposto pelo autor. 

b) A ideologia neoliberal surgiu, em sua primeira forma, no pós-Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, surgiram diversas outras concepções neoliberais. As políticas neoliberais, por sua vez, somente foram implementadas com a derrocada do Welfare State, resgatando, reelaborando e adaptando as diversas ideologias neoliberais. Por conseguinte, há uma diferença entre a ideologia e o Estado neoliberal, pois aquela antecede este. Nesse contexto, explicite quais foram as primeiras experiências de governos neoliberais e suas principais características.

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