Questões de concurso - GAB SEDUC CE 2012 - Professor de Filosofia

Olás,

Espero encontrá-los bem. Então, hoje vamos falar sobre outro certame, não muito recente (2012) e para a vaga de professor de Filosofia. Isso mesmo, você não leu errado. Acontece que alguns conteúdos interessam e "pertencem" a várias áreas de conhecimento. Desse modo, este é o 4º concurso a ser disponibilizado neste espaço, com o intuito de que ele gere debate interessante tanto aqui quanto em meu instagram fernandahcalcantara.

18. No capítulo I, “Ad Feuerbach”, de A Ideologia alemã (1845-46), Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) tratam sobre as bases reais, verificáveis por meio puramente empírico, de sua filosofia da história. O ponto de partida desta é (são): 

A) A certeza de que não é a vida que determina a consciência, mas a consciência que determina a vida. 

B) Primeiro, aquilo que os homens dizem, imaginam e crêem, para daí atingir-se o que os homens são em carne e ossos. 

C) A produção intelectual, tal como se apresenta na linguagem política, das leis, da moral, da religião, da metafísica etc., de um povo. 

D) A produção das ideias, das representações e da consciência, que está direta e intimamente ligada à atividade material dos homens. 

E) Os homens tomados em sua atividade real, segundo o seu processo real de vida, representando também o desenvolvimento dos reflexos e dos ecos ideológicos desse processo vital. 

19. Em Vigiar e punir (1ª Ed. orig. 1975), Michel Foucault (1926-1984) tem por objeto o problema do poder e dos métodos adotados para a sua manutenção. Segundo ele, a disciplina, que se dá como objeto o corpo dos indivíduos, remete a uma série de técnicas pelas quais se investe a existência dos indivíduos. Estas técnicas são colocadas em funcionamento nas grandes instituições de enquadramento: fábrica, exército, escola. E têm como fim: 

A) Governar com facilidade indivíduos que se ponham acima do “normal”, mas que aceitem receber ordens. 

B) Extrair dos indivíduos o máximo de suas forças úteis e fazê-los adotar comportamentos previsíveis. 

C) Obter um corpo dócil, porém eficaz quanto à criatividade que supera a média da inteligência dos produtores. 

D) Reeducar aqueles que não tiveram acesso à cultura pela família e pela escola básica para permitir-lhes ascensão social. 

E) Extrair dos indivíduos o máximo de sua consciência possível e fazê-los adotar comportamentos previsíveis do ponto de vista moral, mas incentivar-lhes as iniciativas que lhes permitam inclusão ou ascensão social.

24. Jürgen Habermas, filósofo contemporâneo considerado “herdeiro” da Escola de Frankfurt, inclui, segundo Bárbara Freitag (A teoria crítica: ontem e hoje, 1986), “em sua teoria da ação comunicativa a elaboração de um novo conceito de razão, que nada tem em comum com a visão instrumental que a modernidade lhe conferiu, mas que também transcende a visão kantiana assimilada por Horkheimer e Adorno (…)”. Segundo este novo conceito de Habermas, a razão é: 

A) Subjetiva, autônoma e transcendental, capaz de conhecer o mundo e de dirigir o destino da humanidade em direção ao sumo bem, constituindo, assim, princípios absolutos de convivência. 

B) Uma faculdade abstrata, inerente ao indivíduo em si, que se manifesta nos acordos entre os homens sobre questões relacionadas com a verdade, a justiça e o próprio bem-estar do homem em sociedade, ou seja, a vida boa. 

C) Constituída socialmente no processo de interação dialógica, no qual cada interlocutor levanta uma pretensão de validade dos seus enunciados sobre fatos, normas e vivências e espera que o outro possa contestá-lo com argumentos. 

D) Formada no cotidiano, de modo que as verdades consideradas inabaláveis por acordo ou norma anterior já não devem ser questionadas, garantindo-se assim espaço para a discussão de novas questões e, por este meio, o progresso social. 

E) A verdade que aparece na conversação entre pares (identidade de interesses, formação e cultura) como produto do questionamento e da crítica monológica, que é, ao fim e ao cabo, subjetiva, transcendental e inata. 

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