Questões de Concurso - FAU 2019 IFPR Professor de Sociologia

Olás,

Vamos agora para a 12ª Prova de Concurso. Trata-se de uma prova para seleção de professor de Sociologia, portanto, novamente, uma prova específica, não com conteúdos gerais sobre Sociologia. As questões abordam temas básicos de teoria social, as contribuições dos chamados clássicos das Ciências Sociais e e da Sociologia contemporânea.

27) Há uma verdade inconteste: a tecnologia está interferindo nos negócios e mudando as relações de trabalho de maneira muito significativa. Sobre a interferência da tecnologia no mundo do trabalho e dos trabalhadores, avalie os enunciados abaixo e marque apenas a alternativa considerada CORRETA: 

(A) Os sindicatos e os acordos coletivos em geral vão se fortalecer com o incremento de tecnologia de ponta no mundo do trabalho. 

(B) Apesar da perspectiva de uma maior automação dos trabalhos, os empregos considerados perigosos e abusivos de hoje jamais serão assumidos por máquinas. 

(C) De acordo com uma análise da Universidade de Oxford e do Banco Mundial, 35% dos empregos no Reino Unido podem ser substituídos pela automação. Nos países da OCDE, 57% dos empregos estão em risco. 

(D) Embora novas categorias de empregos sejam criadas, a velocidade da mudança provavelmente não terá impactos profundos sobre as sociedades e os direitos relacionados ao emprego. 

(E) Apesar do ceticismo generalizado, todas as pessoas serão capazes de receberem apoio para adquirir novas habilidades profissionais e evitar assim o desemprego em longo prazo.


28) A Escola de Frankfurt fundada em 1924 com a motivação de compreender academicamente a pacatez da classe operária e sua ineficiência diante do capitalismo e do próprio socialismo, dentro da tradição marxista, visando diagnosticar mudanças estruturais na organização do sistema capitalista na relação capital-trabalho e nas lutas e movimentos operários, foi um grande marco da sociologia contemporânea, tendo sido denominada anteriormente como Instituto para a pesquisa social. Sobre esta importante Escola Sociológica, avalie os enunciados abaixo e marque a única alternativa considerada CORRETA: 

(A) Intelectuais exclusivamente das ciências sociais, dotados de um pensamento homogêneo, reuniram-se a partir de 1923 em Frankfurt para compreender as transformações do mundo contemporâneo com otimismo quanto aos avanços da ciência e da técnica no início da modernidade. 

(B) As publicações de integrantes da Escola de Frankfurt foram alicerces para práticas fascistas das décadas de 1920 e 1930, em especial na Alemanha e Itália. 

(C) Os principais fundamentos da Escola de Frankfurt foram a autonomia intelectual, a análise crítica e o protesto humanístico. 

(D) Entre tantas temáticas relevantes problematizadas pelos teóricos da Escola de Frankfurt, duas se destacam com maior relevância: a disputa árabe-israelense e o terrorismo mundial. 

(E) A finalidade maior da Escola de Frankfurt era fazer uma investigação social sobre a industrialização moderna e para tanto contou com a colaboração imprescindível de intelectuais matemáticos do Círculo de Viena e de positivistas renomados da Alemanha.


29) A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo. Talvez por isso, Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia compreender a cultura vigente, pois a mesma é central no processo de dominação. De qualquer forma, emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da sociologia contemporânea e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge a relação sociedade e educação é papel da sociologia da educação. Sobre a reflexão sociológica e o objeto da mesma no tempo presente, anote a única considerada INCORRETA: 

(A) Partimos do raciocínio de que a realidade social existe e está aí e, portanto, não é um abstrato qualquer. Nesse sentido, a sociologia não pode ser uma atividade leviana ou uma perfumaria e que a regra de ouro do pensamento sociológico não é agradar ou ser ‘politicamente correto’, mas sim elaborar proposições razoáveis, compreensíveis, capazes de nos ajudar a compreender melhor os fenômenos sociais. 

(B) Precisa-se considerar a tese de que não existe apenas uma tradição sociológica, mas sim um mosaico ou um campo de opções disponíveis aos sociólogos de plantão. Assim, não há dúvida de que o ofício da sociologia é uma tarefa interminável sobre a vida social. 

(C) No tempo presente os temas mais recorrentes da sociologia contemporânea estão envoltos em pesquisas sobre a atual sociedade pós-industrial e suas transformações, a saber: a religião e o debate da secularização; o papel do mercado e suas variáveis; a política de gênero; trabalho e violência; tecnologia e virtualidade, dentre tantas outras temáticas que podem ser fragmentadas em cada tema e sub-tema. 

(D) A sociologia contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que considera temas que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao concentrar-se sobre os temas comuns, tem sido negligente com temas de especialidades e com temas de entendimento maior. 

(E) A vida social é um grande laboratório e que precisa ser interpretada por sociólogos de plantão que querem compreender o real sentido do que se faz e do que não se faz quando o assunto é a vida em sociedade. 


30) Quando se vislumbra a possibilidade de apresentar ideias centrais acerca de autores e obras, considerados clássicos da sociologia mundial, a saber: Comte, Durkheim, Max Weber e Karl Marx, o questionamento que segue é: qual a contribuição dos mesmos à sociologia? Sobre os autores destacados avalie as assertivas e assinale a alternativa CORRETA: 

I - Comte é saudado como o “fundador da sociologia”, sendo creditado a ele a invenção da palavra (sociologia). 

II - Émile Durkheim autor de obras como “Da divisão do trabalho social”; “Regras do método sociológico”; “O suicídio’ e ‘As formas elementares de vida religiosa”, implementou procedimentos científicos que conferiram à sociologia uma discussão metodológica mais adequada e producente. 

III - O sociólogo Max Weber, autor de obras paradigmáticas como “Ciência e Política: duas vocações”, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, dentre outras, estabeleceu uma identidade própria à sociologia nascente com uma preocupação maior com a diferença e particularidades culturais e sociais. 

IV - Karl Marx deixou-nos um extenso legado sociológico. Autor de dezenas de obras como “O manifesto comunista”; “Ideologia alemã”; “O capital”, entre outras, foi um dos primeiros pensadores a compreender sociologicamente a força humana como mercadoria. 

Estão corretas: 

(A) Apenas as afirmativas I, II e III. 

(B) Apenas as afirmativas II e III. 

(C) Apenas as afirmativas I, III e IV. 

(D) Apenas as afirmativas II, III e IV. 

(E) I, II, III e IV. 


31) A maturidade da ciência social brasileira não nasceu do acaso, mas sim resultado de um lento processo de reflexões e interpretações de categorias sociológicas oriundas da Europa e que, gradativamente, através de um processo de crescente autonomia foi se desprendendo da lógica europeizante para pensar o Brasil pelo Brasil. Sobre a sociologia brasileira, anote o único enunciado considerado INCORRETO: 

(A) O principal interesse da sociologia acadêmica brasileira nascente, era a valorização do pensamento de pioneiros nacionais na interpretação do Brasil na tentativa de explicar nosso atraso em relação a países capitalistas vanguardistas. 

(B) Autores da envergadura de Euclides da Cunha, Caio Prado Jr., Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, dentre outros, marcaram suas posições teóricas inicialmente sob a ótica de uma sociologia compreensiva para decifrar a especificidade de nossa formação social. 

(C) Se examinarmos o desenvolvimento da sociologia no Brasil, autores como Holanda ou Freyre, por volta da década de 1930, debruçaram-se sobre as relações entre a tradição a modernidade no Brasil. 

(D) O objeto principal de calorosas discussões girava em torno da questão da pós-modernidade. Dito de outra forma, se o Brasil havia adentrado em uma verdadeira pós-modernidade ou em uma pseudo pós-modernidade. 

(E) A expressão adequada para caracterizar a anomalia nacional, objeto de reflexões sociológicas, teve o nome de “patologia da modernidade”, conceito emprestado das ciências médicas ou biológicas para retratar uma deficiência de nossa gestão nacional. 


32) A educação por muito tempo foi negligenciada por pensadores brasileiros, seja por desinteresse, omissão, conformismo ou inaptidão. Por esta razão nosso processo educacional ficou engessado em teorias de outros contextos educacionais. Apesar disto tivemos uma expressiva produção da sociologia educacional brasileira. Sobre esta problemática anote o único enunciado considerado INCORRETO: 

(A) Ao recuperar o percurso do debate educacional através de uma breve revisão de literatura, trazemos à luz a criação da Associação Brasileira da Educação (ABE) em 1924 como primeiro projeto liberal do Brasil moderno, responsável por uma primeira retificação dos cânones educacionais do País. 

(B) Os primeiros frutos de uma organização educacional nacional, a saber, a Associação Brasileira de Educação aconteceu com o “Manifesto dos pioneiros da educação nova”, protagonizado por 27 educadores de grande envergadura no cenário nacional em favor daquilo que passou a ser chamado de PNE (Plano Nacional de Educação). 

(C) Dois grandes teóricos do pensamento educacional nacional foram Fernando Azevedo e Anísio Teixeira. Suas produções acadêmicas e um olhar renovado do processo educacional contribuíram para o nascimento de um pensamento pedagógico mais progressista e secularizado, resultando na formatação de um projeto de lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

(D) Fernando Azevedo, pensador da educação, herdeiro intelectual de sociólogos clássicos como Pareto e Durkheim, foi um dos pioneiros em pensar uma nova educação para uma nova referência de homem.

(E) A teorização da sociologia educacional brasileira sempre foi emancipatória, não guardando qualquer dependência ou relação com o pensamento europeu. 


33) Sabe-se que Movimentos Sociais são um conjunto de ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais utilizando muito dos novos meios de comunicação e informação, como as redes sociais. Durante seu percurso, os movimentos sociais tiveram várias tipologias de ações. Sobre o inventário dos movimentos sociais anote o único enunciado considerado INCORRETO: 

(A) Movimentos Sociais progressistas atuam em redes, segundo uma agenda emancipatória, realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas progressistas. 

(B) Movimentos Migratórios, hoje em declínio, valorizam políticas estatais conservadoras e políticas mercadológicas propagadas pelo Fórum Mundial Econômico. 

(C) Movimentos Regressivos (reacionários), retornando às condições imperantes em um momento anterior. 

(D) Movimentos Revolucionários procuram alterar a totalidade do sistema social existente. 

(E) Movimentos Reformistas: introdução de melhoramentos em alguns aspectos da sociedade. 


34) Autor do livro “A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”, Richard Sennett constrói uma série de reflexões acerca das novas condições de trabalho que se impõem, vinculadas ao atual modelo capitalista e à lógica neoliberal, afirmando que a nova realidade econômico-social, que traz termos excitantes como agilidade, flexibilidade e mudança, não propicia a realização ambicionada por estes trabalhadores. Sobre o trabalho no capitalismo flexível pode-se afirmar que: 

(A) O ambiente no mundo do trabalho no tempo presente é mais humano e valoriza virtudes estáveis como confiança, lealdade e comprometimento dos trabalhadores em relação aos empregadores. 

(B) A flexibilidade e o risco fazem um movimento pedagógico fundamental aos trabalhadores, ao motivarem os mesmos para práticas mais responsáveis e altruísticas. 

(C) Não há qualquer relação entre o capitalismo flexível com ansiedade, instabilidade e o sentimento de deriva dos trabalhadores em relação ao presente e de perspectivas futuras. 

(D) O esquema de curto prazo qualifica a confiança, o sentimento de pertencimento e identidade do trabalhador produzindo trabalhadores cada vez mais realizados. 

(E) A nova economia que enaltece a flexibilidade e o curto prazo em vez de libertar os trabalhadores, produzem novas formas de poder e controle. 


35) O sociólogo contemporâneo alemão Wilhelm Heitmeyer, estuda com profundidade sociológica comportamentos de preconceito e discriminação na contemporaneidade e visualiza a problemática com uma síndrome. Isso significa que as discriminações podem variar de acordo com a época e os agentes de mobilização que, numa sociedade, estão dispostos a se voltar contra determinados grupos podendo ser sutil ou abertamente brutal. Sobre estes comportamentos avalie as assertivas e marque a alternativa CORRETA: 

I - O preconceito enraíza-se mais facilmente naqueles que já estão favoravelmente predispostos a aceitá-lo. 

II - A força do preconceito depende geralmente do fato de que a crença na veracidade de uma opinião falsa corresponde aos meus desejos, mobiliza minhas paixões, serve aos meus interesses. 

III - Preconceitos individuais tem maior periculosidade que preconceitos coletivos, uma vez que a natureza humana é maléfica em sua essência. 

IV - O nacionalismo não traz nenhuma periculosidade para a humanidade devendo ser estimulado em todas as suas instâncias em corporativismo, chauvinismo e bairrismo saudável. 

Estão corretas: 

(A) Apenas a afirmativa II. 

(B) Apenas as afirmativas I e II. 

(C) Apenas a afirmativa I. 

(D) Apenas as afirmativas I, II e III. 

(E) I, II, III e IV. 


36) O sociólogo contemporâneo, Michel Maffesoli, revitalizou no tempo presente uma categoria clássica da tradição sociológica sobre o antagonismo de “comunidade e sociedade”, inaugurando a expressão “tribo urbana” como um fenômeno que surge da necessidade de jovens se agruparem a um grupo e criarem uma nova identidade nas grandes metrópoles. Voltando às raízes da sociologia moderna encontramos no sociólogo alemão Ferdinand Tonnies a primeira grande reflexão sobre a problemática sociológica envolvendo a tensão entre comunidade e sociedade no século XIX. Sobre esta reflexão de Tonnies podemos afirmar que: 

(A) O conceito “comunidade” diz respeito à solidariedade e comunitarismo dos primeiros cristãos do século IV e de movimentos antisionistas da Alemanha do século XIX. 

(B) O conceito de “comunidade” traz relação às práticas partidárias dos comunistas do século XIX. 

(C) O conceito de “comunidade” abrange formas de relacionamento caracterizado por um elevado grau de engajamento moral, ligação intencional e laços fortes tradicionais de identidade. 

(D) O conceito “comunidade” tem relação com as comunas da idade média em processo de emancipação diante das cidades antigas. 

(E) O conceito “comunidade” foi pensado para expressar uma sociedade complexa que considerasse a diversidade, vontade arbitrária e o estrangeirismo de modo racional. 


37) Sobre o conceito de Indústria cultural elaborado por T. Adorno, pode-se afirmar que: 

(A) Trata-se de fenômenos culturais da época derivados espontaneamente das massas como reação à cultura elitista do alto. 

(B) Interessada nos homens apenas enquanto consumidores ou objetos, reduz a humanidade às condições que representam seus interesses. 

(C) Pode-se ver na indústria cultural aspectos positivos como o acesso das massas à cultura superior através do cinema e dos meios de comunicação de massa. 

(D) Apesar da crítica à ingerência do sistema capitalista sobre as massas em forma de dominação unilateral, Adorno era otimista quanto ao futuro da expressão artística e seu papel emancipatório. 

(E) As pessoas seriam estimuladas a procurar nos fenômenos culturais da época não só elementos conhecidos e familiares para a passividade, mas principalmente aspectos críticos e libertários em relação ao mundo capitalista. 


38) O tema do suicídio no trabalho, vem ganhando notoriedade nos últimos anos, sobretudo em países europeus. A gravidade da questão, estudada hoje pelo psicanalista francês Christophe Dejours, tem sido compreendida já por sociólogos brasileiros que, em alguns casos, vêem o trabalho como fonte de sofrimento, como uma fatalidade. Na sociologia clássica um dos trabalhos mais conceituados e inéditos é creditado a Durkheim, em sua obra “O suicídio”, que buscava compreender a disposição social para o suicídio. Sobre este fato social, pode-se afirmar que: 

(A) O estudo de Durkheim chegou à conclusão que o suicídio da época era relativo especificamente à desordem mental e questões ligadas a problemas religiosos. 

(B) Evidenciou a tese de que as escaladas das taxas globais de suicídios eram devidas à passagem da ordem tradicional, a uma nova ordem e ao crescimento do industrialismo do século XIX, expressos em uma transição de dissolução dos laços que uniam os homens. 

(C) Concebia o suicídio como um evento individual que parecia depender quase exclusivamente de fatores pessoais. 

(D) Analisou fontes estatísticas de países europeus e compreendeu que o suicídio era explicado pela constituição orgânico-psíquica dos indivíduos e pela natureza do ambiente natural. 

(E) Concebia o suicídio sem correlações sociais e que a modalidade do suicídio em toda Europa vinha de uma mesma natureza, não havendo especificidades nacionais ou regionais. 


39) Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, faleceu em 2017 deixando-nos como legado uma das vozes mais críticas da sociedade contemporânea, individualista e desumana, que definiu como a “modernidade líquida”, aquela em que nada mais é sólido. Sobre a essência da categoria sociológica “Tempos Líquidos” avaliada pelo pensamento de Bauman, analise os enunciados abaixo e marque a alternativa considerada CORRETA: 

I - A passagem da fase sólida da modernidade para a líquida, ou seja, para uma condição em que as organizações sociais não podem mais manter sua forma por muito tempo. 

II - A sociedade é cada vez mais vista e tratada com uma estrutura fixa, homogênea e segura. 

III - Desmembramento da história política e das vidas individuais numa série de projetos e episódios de curto prazo. 

IV - A responsabilidade em resolver os dilemas gerados por circunstâncias voláteis e constantemente instáveis é assumida por partidos de extrema direita em direção governos fortes e protetores da população.

Estão corretas: 

(A) Apenas as afirmativas I e III. 

(B) Apenas as afirmativas I e IV. 

(C) Apenas as afirmativas I e II. 

(D) Apenas as afirmativas III e IV. 

(E) I, II, III e IV. 


40) Raízes do Brasil, é uma das obras sociológicas mais cativantes do Brasil e que melhor explica nossa personalidade. Escrita por Sérgio Buarque de Holanda, esta obra paradigmática expressa: 

(A) Enfatiza o espírito racional e formal do brasileiro com herança positiva dos colonizadores europeus. 

(B) Via a polidez e a disciplina como atributos excepcionais da brasilidade. 

(C) A cordialidade como a expressão dos vínculos de cunho emotivo característicos das relações sociais brasileiras. 

(D) A predominância de uma religiosidade mística com potencialidade para uma educação voltada para a ciência. 

(E) A predominância da legalidade como legado dos lusitanos em nossa sociedade.

Comentários

Postar um comentário