Questões de Concurso - CESGRANRIO 2011 Petrobrás

Olás,


Vamos agora para nossa 10ª prova de concurso. Trata-se de uma prova com conteúdo diversificado, com referência, em particular a alguns teóricos do século XX e XXI. As questões possuem um perfil também mais denso, com muitas informações, mas com poucas questões sobre Sociologia.


21 Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas: 

• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas. 

• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir. 

• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social. 

Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de 

(A) adaptação, brincadeira e interpretação. 

(B) jogo, outro significante e outro generalizado. 

(C) jogo, comunicação e outro significante. 

(D) brincadeira, criatividade e apreensão. 

(E) brincadeira, jogo e outro generalizado.


22 Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado “Man and Society” (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo. 

I – As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas. 

II – O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas. 

III – O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído. 

IV – Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo. 

V – As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico. 

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em 

(A) I, II e III. 

(B) I, III e IV. 

(C) I, IV e V. 

(D) II, III e IV. 

(E) II, IV e V


23 No âmbito da representação dramática, E. Goffman descreve as funções possíveis de um determinado espaço com as seguintes ideias: é o lugar onde se fabrica, laboriosamente, a capacidade de uma representação expressar algo além de si mesma; é onde as ilusões e impressões são abertamente construídas; é onde aparelhos como telefone são guardados de modo que possam ser usados particularmente; é onde os trajes e outras partes da fachada pessoal podem ser regulados e revistados, a fim de se descobrirem as imperfeições. O espaço a que Goffman está-se referindo é o(a) 

(A) palco. 

(B) lado de fora. 

(C) plateia. 

(D) região de fundo, bastidores. 

(E) região de fachada, cenário. 


24 Um consenso operacional, envolvendo algumas percepções, permite a ocorrência de uma definição comum da situação. No entanto, se a representação vacila ou é contrariada, pode haver uma ruptura na interação. Quando Goffman menciona situações de risco de ruptura, ele aponta atributos e práticas defensivas que evitam a ocorrência de incidentes, como “gafes”, “mancadas” e “passos em falso”. No caso específico de situações de interação, das quais podem advir consequências importantes, como as de entrevista de candidato a trabalho, de apresentação de profissionais da televisão e de políticos, ele aponta atributos e práticas defensivas de 

(A) lealdade dramatúrgica. 

(B) disciplina dramatúrgica. 

(C) circunspecção dramatúrgica. 

(D) domínio de rosto e voz. 

(E) tato. 


25 O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais. Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em “O Marxismo e a Filosofia da Linguagem”, é: 

(A) A enunciação é um organismo construído simplesmente como algo que articula a intenção da pessoa que a profere. 

(B) A palavra é um fenômeno ideológico. 

(C) A palavra é um ato bilateral, determinado igualmente por aquele de quem é a palavra e por aquele a quem é destinada. 

(D) Uma palavra na boca de um indivíduo particular é um produto da interação viva de forças sociais. 

(E) Uma palavra nada contém que seja indiferente à função de ser signo, nada que não tenha sido engendrado por ela.


26 Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de 

(A) criar significações situacionalmente particulares. 

(B) refletir a força do contexto da enunciação. 

(C) acentuar o significado fixo das palavras. 

(D) expandir a capacidade das mesmas velhas palavras de atender a novas e irrepetíveis situações. 

(E) conceder à enunciação a sua conotação valorativa. 


27 De acordo com George Herbert Mead, o Self surge 

(A) a partir do nascimento. 

(B) quando aprendemos a ler. 

(C) quando tomamos consciência do próprio corpo. 

(D) quando reagimos a um estímulo pela primeira vez. (E) no processo de atividade, comunicação e experiência social


29 Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a 

(A) criação de uma cartilha de educação ambiental. 

(B) elaboração do planejamento anual de propaganda. 

(C) execução da rotina de follow up para confirmar o recebimento de um release. 

(D) realização de pesquisa de clima organizacional. 

(E) reestruturação do setor de atendimento ao cliente.


31 Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Ele considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram chegar ao entendimento através da linguagem. Nesse sentido, os meios de comunicação de massa 

(A) comprometem a comunicação entre sujeitos opostos. 

(B) entravam a circulação da informação. 

(C) se configuram como dispositivos privilegiados. 

(D) são elementos que colaboram para a perversão radical. 

(E) não são elementos presentes nessa relação.

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