Questões de Concurso - CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de Sociologia

Olás,


Essa é a nossa 5ª prova de concurso. Vamos discutir as questões abaixo?

31. Anthony Giddens, em “A Terceira Via”, situa a crise do capital, na década de 1970, como um fato marcante e impulsionador para a adoção de uma visão neoliberal na condução das políticas de estado. Na década de 1980, uma nova liderança política se destacou no plano internacional, na condução de um processo de mudanças políticas, econômicas e sociais, em conformidade com o ideário neoliberal, a saber: 

A) Ângela Merkel 

B) Margaret Thatcher 

C) Richard Nixon 

D) Jimmy Carter 

E) George Bush 

32. Em “O Mal-estar da Pós-modernidade”, Zygmunt Bauman aponta que a pureza é um ideal, uma visão da condição que ainda precisa ser criada, ou da que precisa ser diligentemente protegida contra as disparidades genuínas ou imaginadas. Segundo o autor, para pensar sobre a pureza é preciso considerar a importância e necessidade da: 

A) ordem e dos lugares das coisas. 

B) ação revolucionária. 

C) probabilidade e do acaso. 

D) absoluta essencialidade das coisas. 

E) não necessidade da ordem.

33. A terceira via é uma resposta ideológica às reformas neoliberais da década de 1980. Como corrente da ideologia social-democrata defende um Estado necessário, cuja interferência na vida social não seja máxima como no socialismo, nem mínima como no liberalismo. Por essa visão, o Estado continuaria sendo responsável pelas seguintes áreas: 

A) educação, saúde e segurança 

B) educação, saúde, segurança e trabalho 

C) saúde, segurança, trabalho e previdência 

D) saúde, educação, previdência e segurança 

E) educação, segurança e previdência

34. Na década de 1990, no plano internacional, as principais lideranças políticas que propuseram a terceira via como proposta de conciliação entre a social-democracia e as ideias neoliberais foram: 

A) Tony Blair e Bill Clinton. 

B) Reagan e Papandréu. 

C) Gordon Brow e Ricardo Lagos. 

D) Bush e Fernando Henrique Cardoso. 

E) Tony Blair e Bush. 

35. Bauman, em “O mal-estar da pós-modernidade”, aponta que na pós-modernidade a defi nição de religião importa em um exercício de: 

A) supremacia da racionalidade sobre o transcendente 

B) substituição de um inefável por outro 

C) supremacia do transcendental sobre as tendências históricas 

D) autossuficiência 

E) articulação de tudo que se sabe 

36. Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são: 

A) França e Alemanha 

B) Espanha e França 

C) Inglaterra e Alemanha 

D) EUA e França 

E) Itália e França

37. Weber mostrou que certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um signifi cado moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por Weber denomina-se: 

A) Luteranismo 

B) Anglicanismo 

C) Racionalismo 

D) Anabatista 

E) Calvinismo

39. Anthony Giddens se situa entre os sociólogos que considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Em seus estudos, realiza, entre as sociologias estrutural e funcionalista, uma síntese denominada: 

A) Teoria da ação 

B) Teoria da estruturação 

C) Etnometodologia 

D) Fenomenologia social 

E) Teoria analítica 

40. Hannah Arendt, em “A Condição Humana”, aponta que os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas enquanto homens, são: 

A) ação e discurso 

B) arte e linguagem 

C) liberdade e expressão 

D) trabalho e discurso 

E) ação e liberdade

41. No pensamento social de Comte manifesta-se a influência de seu mestre Saint-Simon. A doutrina de Comte baseou-se na lei dos três estados ou etapas de desenvolvimento intelectual da humanidade. Os três estágios são conhecidos como: 

A) abstrato, metafísico e positivo 

B) abstrato, experimental e positivo 

C) teológico, metafísico e positivo 

D) racional, abstrato e metafísico 

E) relativo, orgânico e positivo 

42. Em “A Teoria Social Hoje”, no capítulo ‘Estruturalismo, pós estruturalismo e a produção da cultura’, Anthony Giddens aponta que a diferenciação saussuriana entre “langue” e “parole” reflete a ideia de famoso sociólogo segundo a qual as qualidades dos todos sociais são mais que a soma de suas partes. Trata-se do seguinte sociólogo autor dessa idéia: 

A) Wright Mills 

B) Max Weber 

C) Emile Durkheim 

D) Karl Mannheim 

E) Walter Benjamin

43. Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta a existência de um envolvimento inevitável com o objeto de estudo e que isso não constitui um defeito ou imperfeição. Esse entendimento se insere no debate sobre a: 

A) inexistência da neutralidade cientifica. 

B) supremacia dos métodos quantitativos sobre os qualitativos. 

C) supremacia dos métodos qualitativos sobre os quantitativos. 

D) necessidade de se buscar maior objetividade na pesquisa social por meio de aspectos mensuráveis. 

E) necessidade de se buscar a distância mínima em relação ao objeto do estudo.

44. Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta, no capítulo que trata da visão de mundo e estilo de vida em camadas médias urbanas, que representações e prática são dimensões de vida social e não se pode pensar em uma sem a outra, desde que se entenda a cultura como: 

A) realidade material 

B) ideologia 

C) expressão simbólica 

D) dimensão individualizante 

E) dimensão hierarquizada 

45. Sergio Buarque de Holanda, em “Raízes do Brasil”, dedica um capítulo à cordialidade do povo brasileiro. Para o autor, os brasileiros geralmente pensam e fazem tudo a partir de uma espécie de conduta básica: 

A) racionalidade 

B) afetividade 

C) orgulho brasileiro 

D) formalização política 

E) formalização nas relações

46. Em “Educação e Sociologia”, Durkheim aponta que a ação exercida pela sociedade por meio da educação não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas, ao contrário, torná-lo criatura verdadeiramente humana. Por essa razão, Durkheim afirma existir entre indivíduos e sociedade uma relação de: 

A) supremacia 

B) independência 

C) antagonismo 

D) dependência 

E) estranhamento


49. Boaventura Santos, na obra “Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade”, afirma que, do ponto de vista sociológico, a década de 1980 é para ser esquecida, devido à: 

A) ausência de trabalhos de pesquisa sociológica de envergadura nesse período. 

B) crise do Estado-providência e ao agravamento das desigualdades sociais e dos processos de exclusão. 

C) solução da crise capitalista pela valorização das mercadorias no plano internacional e pelo incremento das ajudas externas aos países periféricos. 

D) perda do objeto de estudo no campo sociológico. 

E) procura pela sociologia por novos paradigmas de metodologia da pesquisa. 

50. Em “Casa-Grande e Senzala”, Gilberto Freire estabelece uma relação entre a arquitetura da casa-grande e a forma de organização social e política que se instaurou no Brasil, conhecida como: 

A) populismo 

B) clientelismo 

C) escravagismo 

D) patriarcalismo 

E) caudilhismo

Comentários

  1. Heitor Moreira de Souza Ferreira24 de agosto de 2021 às 15:02

    Questão 39 - Heitor Moreira de Souza Ferreira

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