Livros sobre Sociologia, Sociólogas e Sociólogos (VIII)

Olás,

Que tal falarmos hoje sobre o livro "Perspectivas Sociológicas", de Peter Berger, lançado originalmente em 1963 como "Invitation to Sociology, a humanistic perspective" e, posteriormente, no Brasil, em 1976, pela Editora Vozes.

No livro, o autor aborda vários temas relevantes à formação do sociólogo de um modo um tanto quanto inusitado: "A Sociologia como passatempo individual" e "A Sociologia como forma de consciência", são apenas dois exemplos possíveis. Ou, ainda, "Como adquirir um padrão pré-fabricado" e "Como adquirir escrúpulos e continuar a trapacear". Berger também falará da relação entre o homem e a sociedade, destacando as particularidades dos enfoques: "O homem na sociedade" e "A sociedade no homem".

Por diversas razões, caberia aqui citações de tais obras indicadas com o intuito de torná-las mais próximos do leitor e também mais interessantes a eles, mas o escopo adotado não contemplava tão possibilidade e a intenção é lançar pílulas com citações via instagram.

Apesar disso, resta lembrar o quão provocativo e significativo é o texto acerca da profissão e formação em Sociologia, suas dificuldades, a relação com o público e sua institucionalização.

Certamente um livro que precisa estar na estante de todas e todos estudantes de Ciências Sociais.



Comentários