Livros sobre Sociologia, Sociólogas e Sociólogos (VI)

Olás,


E hoje é dia de falar sobre Norbert Elias. Autor de vários livros interessantes e importantes para as Ciências Sociais, Elias também escreveu um livro clássico para a "Introdução à Sociologia". Embora por vezes esquecido quando falamos em introdução à teoria sociológica e datado de 1970, este livro traz discussão ainda muito atuais e relevantes. Tal como seu homônimo resultado de aulas proferidas por Theodor Adorno e publicado em 1968, os temas abordados ainda reverberam nas discussões sociológicas e, alguns, ainda não foram elucidados.

Elias discutiu nesta obra, entre outras questões: como as sociedades se assemelham? como elas se diferenciam? ao tratar sobre o que denominou as "características universais da sociedade humana". Empreendimento também realizado 130 anos antes por Harriet Martineau. Falou também sobre a relação dos indivíduos com a sociedade estudada e a necessidade de "nos distanciarmos de nós mesmos" com o intuito de compreendermos os processos sociais. Para compreender o outro, é preciso compreender a si mesmo e seu lugar no mundo social, quais forças externas interferem em seu comportamento, como o indivíduo se coloca frente a elas.

Porém, talvez o que seja mais relevante diretamente para o estudante de Ciências Sociais: como a ciência que construímos é produto da luta com os pressupostos mágico míticos e a tentativa de superação deles, ao mesmo tempo em que corre o risco de não dar um passo adiante, tornando-se refém dos pressupostos das ciências naturais e limitando-se aos parâmetros por ela estabelecidos.

Certamente, trata-se de uma obra indispensável para a introdução à ciência da sociedade.


















Comentários