Doação de um exemplar de "Como observar: morais e costumes", de Harriet Martineau 26/06 a 03/07/2021

Olás,

Boa noite. Começarei hoje uma campanha para doação de exemplares do livro "Como observar: morais e costumes", de Harriet Martineau.

Quer participar?

O período de análise das respostas será de 26/06 a 03/07/2021, até 23h59, aqui mesmo no blog.


Como participar?

Responda nos comentários em, no máximo, 4 linhas, à seguinte pergunta: 

"O que você sabe sobre Harriet Martineau e por qual motivo gostaria de ler este livro?"


* Os comentários precisam ser identificados.
* Apenas seguidores e inscritos no blog podem concorrer nesta campanha.
* Para que os comentários sejam identificados pelo blog basta clicar em "seguir", "inscrever-se" e realizar o comentário com seu email "logado".
* No dia 04/07/2021 o resultado será publicado aqui no blog e será doado 01 livro para a frase eleita a primeira colocada.
* Participantes de Governador Valadares pegarão o livro em local a combinar.
* Participantes de outros municípios receberão o livro pelos Correios.

Comentários

  1. Sei muito pouco e tenho interesse em saber muito mais. A pior lacuna da minha formação acadêmica é sem dúvidas a ausência das clássicas. Quero incluí-las nos meus Planos de Ensinos em todos os cursos.

    ResponderExcluir
  2. Descobri essa clássica ao me questionar sobre a ausência das mulheres nas ementas da disciplina sociológica. Essa historiografia do silêncio, mesmo nas ciências humanas, nos faz desconhecer autoras como Martineau. Precisamos cada vez mais denunciar como as carreiras, obras e legados de nossas pioneiras foram excluídos dos anais da ciência branca, masculina, do norte que nos formou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane. Ainda não recebi seu email com endereço para encaminhar o livro, conforme resultado publicado. Favor encaminhá-lo para alcantaraconsultorias@gmail.com

      Excluir
  3. Eu tive conhecido do seu nome faz pouco tempo e me surpreendeu ver nome associado à fundação da sociologia. Ela difundiu também o pensamento de Comte em língua inglesa. Eu gostaria de ler o livro justamente para conhecer mais a contribuição das sociólogas. Essa mesma tarefa já em relação às filósofas na minha área de formação!

    ResponderExcluir
  4. Harriet Martineau é minha 2a socióloga favorita. Seu pioneirismo em estudos metodológicos e abordagem em temas como suicídio e religião, temas que só ganharam notoriedade quando Durkheim os citou, mostra como ela uma mulher incrível e a frente do seu tempo e como a sociedade patriarcal a diminuiu e escondeu, sua enorme contribuição, de todos. Seu estudo sobre como as pesquisas práticas devem ser feitas e como a realidade social é construída foram marcos para toda a sociologia, influenciando até hoje nossos estudos. Seu espírito livre, pioneiro e descobridor me fascina!

    ResponderExcluir
  5. Tive a oportunidade de ler a tradução do capítulo 1 do livro “Como Observar Moral e Costumes” realizada por Fábio Guimarães Liberal. Com a tradução, percebi que Martineau ressalta a necessidade de um treinamento, a fim de observar a sociedade exigindo uma preparação intelectual e alguns requisitos por parte do observador. Além disso, por meio de alguns trechos do livro “Society in America” gostei muito da crítica que Martineau realizou sobre a democracia americana, pois ela é cercada por hipocrisias. É contraditório que a democracia e a liberdade em um país seja baseada na exclusão de seus cidadãos – mulheres, negros e minorias – da vida pública. Por fim, gostaria muito de ler o livro e conhecer um pouco mais de uma socióloga tão fundamental, conservadora em alguns aspectos e também avançada para o seu tempo, mas ainda não tão reconhecida pela sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário