Recursos Didáticos - Filmes: Como nossos pais

Olás,

"Como nossos pais" é um filme que, obviamente, aborda a questão geracional, mas de um ponto de vista do autoconhecimento. 

E como essa filme pode ser utilizado como recurso didático de abstração para a discussão da teoria sociológica? A questão de gênero, a desigualdade, a socioanálise de Bourdieu, esse pessimismo e resignação frente à estrutura sabendo que o máximo possível é ter consciência da opressão sofrida, mas que provocar a mudança é a exceção que confirma a regra. Eu, particularmente, vejo "A dominação masculina", de Pierre Bourdieu, de forma muito clara neste filme. Mas várias outras temáticas podem ser sugeridas como a mudança institucional, a questão geracional, juventude, tradições, poder, uma sociologia do casamento, (como em Harriet Martineau e Marianne Weber) entre outros.


SINOPSE:

Rosa é uma mulher que quer ser perfeita em todas suas obrigações: como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar errando. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente, uma supermulher sem falhas nem vontades próprias. Até que em um almoço de domingo, recebe uma notícia bombástica de sua mãe. A partir desse episódio, Rosa inicia uma redescoberta de si mesma.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Como nossos pais

Nome original: Como nossos pais

Cor: colorido

Origem: Brasil

Ano de produção: 

Gênero: Drama

Duração: 106 minutos

Classificação: sem informação

Direção: Lais Bodanzky

Roteirista: Lais BodanzkyLuiz Bolognesi

Elenco: Maria RibeiroClarisse AbujamraPaulo VilhenaFelipe RochaJorge MautnerHerson CapriSophia ValverdeAnnalara Prates

Comentários

  1. José Lucas Pires Ramos - Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01.

    ResponderExcluir
  2. "Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01".

    ResponderExcluir
  3. Sara Fernanda Lima Ribeiro10 de maio de 2022 às 00:45

    Sara Fernanda Lima - Turma de Sociologia 1/2022, Atividade avaliativa 1

    ResponderExcluir

Postar um comentário