Doação de um exemplar de "Os clássicos no cotidiano" 20/05 a 20/06/2021

 

Olás,

Boa noite. Começarei hoje uma campanha para doação de exemplares do meu livro "Os clássicos no cotidiano".

Quer participar?

O período de análise das respostas será de 20/05 a 20/06/2021, aqui mesmo no blog.


Como participar?

Responda nos comentários em, no máximo, 4 linhas, à seguinte pergunta: "Qual socióloga ou sociólogo clássico você mais gostou de estudar no ensino médio ou na graduação e por qual motivo?"


Comentários

  1. Durante a disciplina de Sociologia, no primeiro período, gostei muito de conhecer um pouco sobre a obra e sobre a trajetória de vida da socióloga Flora Tristan. Tive a oportunidade de ler um de seus livros, "União Operária", em que achei interessante o seu discurso sobre a emancipação das mulheres e sua relação com o progresso da classe trabalhadora. Tristan soube relacionar ambas as lutas sociais de forma simples e clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karl Marx para todas as épocas

      Excluir
    2. Olá, para que sua resposta seja identificada, favor clicar em "seguir" e "inscrever-se" estando logado em seu email. Só assim poderemos identificar o autor ou autora do comentário. Obrigada.

      Excluir
  2. Emile Durkheim, com suas obras com toda certeza cobriu boa parte da minha curiosidade sociológica, a forma que ele enquadra seus pensamentos e cria suas obras me deixa intrigada, "Fato social" por sua vez representando tão bem grandes situações do nosso cotidiano atual, destrinchando temos o "Coerção social" e "Suicídio", não é atoa que é reconhecido em grande parte como pai da sociologia, mas devemos a grandes sociólogos e sociólogas essa base que temos hoje.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Florestan Fernandes,por causa e uma representatividade que ele ne proporciona sendo filho e empregada doméstica,assim como eu através dele pude ver que eu posso alcançar qualquer patamar na vida acadêmica.Infelizmente não tive contato com ele durante a graduação em direito. Conheci ele por meio dos movimentos sociais.

    ResponderExcluir
  5. Flora Tristan, começando pelo fato da importância da representatividade feminina na Ciência, ambiente em que as mulheres são tão ofuscadas.
    A autora foi um ícone, tinha uma história repleta de “tabus”, era filha de estrangeiro, pobre, mulher, mãe e pária, contudo, ainda assim, abordou assuntos como o conhecimento/situação dos trabalhadores, questionou a hierarquia/organização social, reconheceu as mulheres como cidadãs, logo, era a frente de seu tempo e foi extremamente importante para a Sociologia.

    ResponderExcluir
  6. Olás, obrigada por participarem. Temos ainda um prazo para novas manifestações. Vamos aguardar um pouco mais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. bom dia ,,,,,gostei do Emilie Durkhein e do Max Weber,,,,,,,,,,quando tiver sociologia no 1 periodo de economia, são autores clássicos que nos abrem a mente, nos faz pensar no mundo. Agora como estudante do curso de Direito, eu tenho esse arcabouço da sociologia que é muito importante para a minha futura carreira jurídica. Quando morei em Lyon no sul da França no meu estágio doutoral, fui até londres e visitei no cemitério Highgate o túmulo do Karl Marx, foi no dia 14.05.2014. Muita emoção nesse dia, eu atravessar o atlântico para visitar e enterrar uma caneta perto do seu túmulo, ele também foi muito importante para essa disciplina: sociologia.

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvidas Karl Marx. Acredito que poucas vezes, durante a história, conhecemos gênios como Marx, não por suas ideologias, mas pelo seu conhecimento. Os avanços na política e na economia, deixados por ele, foram vários. Marx, lutava pelos pobres. Na sua teoria ele buscava uma solução para a classe mais marginalizada da sociedade, acho isso, além de tudo, seu ponto forte.

    Romerson W. R. Z. Junior- 1° período, Direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romerson, para que seu comentário seja identificado pelo blog, favor clicar em "seguir" e "inscrever-se".

      Excluir
  9. Gostei muito de estudar o Karl Marx. Com ele aprendi porquê e como a burguesia explora a classe operária. Também, entendi que não existe nada sem a classe trabalhadora, já que, ela tudo produz (e a ela tudo deveria pertencer). Ainda, entendi que na história tudo se repete: "primeiro como tragédia, depois como farsa". Assim, me dando base para defender aquilo que acredito e, lutar por uma sociedade mais justa.

    Isabela Aquino - Direito, 1º período.

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Silveira Pires17 de junho de 2021 às 12:04

    Max Weber foi o sociólogo clássico que mais gostei de estudar durante o Ensino Médio, uma vez que os estudos de Weber sobre a tipologia da dominação legítima, sobre a ação social e, principalmente, a relação feita pelo sociólogo entre o protestantantismo e o capitalismo, me atraíram e despertaram ainda mais meu interesse por Sociologia, e pude utilizar essas ideias para entender melhor o mundo em que estou inserida.

    ResponderExcluir
  11. Karl Marx mudou a minha maneira de enxergar o capitalismo, eu li a obra "O capital" e a partir da forma como ele explica essa relação do capital e do trabalho, vi que ele já observava essa exploração do trabalho para com a classe operária sempre defendendo essa classe, mostrando o quanto sofriam e não defendendo a burguesia, assim eu pude sair de uma bolha que me cegava quanto a essas explorações mascaradas.

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvidas Karl Marx e é Dukrhei foram muitos importante para minha formação acadêmica, pois eles abriram a minha mente, ou seja como as pessoas manifestam de acordo os seus interesses .pois o ser humano é muito difícil de lidar sou muito grata por dito essa oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para que seu comentário seja identificado pelo blog, favor clicar em "seguir" e "inscrever-se".

      Excluir
  13. Estudar Flora Tristan foi um marco inegável para mim. O modo como ela analisou e vivenciou as relações de gênero existentes na sua época foi, de longe, uma abertura para que eu fizesse uma leitura mais firme sobre o tema.

    ResponderExcluir
  14. Quem mais me marcou no 1° período foi a Flora Tristan. Sua luta pelos direitos femininos e a autoemancipação dos trabalhadores me cativou. Nunca antes havia estudado sobre uma filósofa e ao vê-la percebi o quanto eu estava perdendo. Sua luta contra as desigualdades de gênero e sua força à respeito da educação e da classe operária, além do incentivo de leis mais justas, me fizeram uma mulher e uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
  15. Sem dúvida Max Weber. O conheci no ensino médio onde passei a analisar os problemas sociais do Brasil, suas causas e consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para que sua resposta seja identificada, favor clicar em "seguir" e "inscrever-se" estando logado em seu email. Só assim poderemos identificar o autor ou autora do comentário. Obrigada.

      Excluir
  16. Karl Marx foi o sociólogo que me impressionou de forma mais profunda no ensino médio. Sua visão dialética e materialista me permitiu compreender com mais clareza as relações que estruturam a vida social e que se refletem nos fenômenos jurídicos e políticos. O pensamento marxiano, mais do que interpretar a realidade, me ofereceu ferramentas para agir de forma transformadora sobre o mundo social.

    ResponderExcluir
  17. Olás. Boa noite. Encerraremos a possibilidade de comentários às 23h59. Para que sua resposta seja identificada, favor clicar em "seguir" e "inscrever-se" estando logado em seu email. Só assim poderemos identificar o autor ou autora do comentário e considerar a resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário