Questões de Concurso - FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia
Olás,
pela 3ª vez, vamos falar sobre Questões de Concurso. Agora discutiremos as questões e conteúdo explorado numa prova um pouco mais recente, da FGV SME SP 2016 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. Cabem aqui vários comentários sobre as questões, independentemente se antiga ou recente, pois o recorte de cada questão permite discussões interessantes sobre a teoria e sua relação com a vida social.
Essas questões podem e devem ser exploradas em atividades avaliativas de disciplinas de Sociologia e Sociologia do Direito. Contudo, talvez sua maior contribuição seja, exatamente, a discussão em si. Nesse sentido, alunos e alunas que venham a ler as questões como objeto das disciplinas que leciono, favor comentarem a respeito de dúvidas e discordâncias para que possamos revisar a matéria e levantar novos questionamentos.
Também é de suma importância criticar o formato das questões, os temas recorrentes e como as atividades avaliativas são também instrumentos de aprendizado do conteúdo trabalhado.
Vamos lá?
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A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias
científicas que se ocupa de
(A) descrever a realidade dos sistemas social, político e
econômico que se sucederam historicamente.
(B) estudar os fenômenos sociais e identificar regularidades e
normas nas formas de comportamento.
(C) compreender a interdependência dos seres vivos e definir
suas formas de interação social.
(D) estabelecer os fatos sociais com base nos sistemas culturais e
simbólicos.
(E) analisar os tipos sociais e classificá-los em função das
estruturas que os definem.
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Com base na charge, assinale a opção que caracteriza
corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso
comum.
(A) A sociologia é uma ciência que desmistifica o mundo,
provando a veracidade das leis que regem a vida social.
(B) A sociologia combate o senso comum, medindo e
comprovando os mecanismos de funcionamento das
instituições sociais.
(C) A sociologia elabora marcos teóricos e conceitos analíticos
para esclarecer as pessoas, liberando-as de suas superstições.
(D) A sociologia é um campo de conhecimento que modifica a
percepção rotineira, alterando a visão sobre a vida e o mundo
ao redor.
(E) A sociologia é um saber que estuda hábitos, costumes e
tradições sociais, derivando-as do senso comum.
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“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os
acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os
mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se
não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar
outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.”
(Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])
A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a
sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um
ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a
razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a
opção que interpreta corretamente a relação entre natureza
humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário
florentino.
(A) O estudo do passado é um exercício de erudição que permite
encontrar nos acontecimentos históricos as leis mais
profundas da Providência e da Fortuna.
(B) A história é fonte de conhecimento sobre as ações humanas,
mas não sobre as suas motivações, pois a natureza humana é
ininteligível e determinada por um instinto de poder.
(C) Os antigos podem ensinar aos modernos quais as formas
ideais de governo e como as leis devem ser, pois estes já
haviam vivido todas as experiências políticas possíveis.
(D) A história é cíclica e se repete indefinidamente, não havendo
inovação, apenas reapresentação de vícios e virtudes eternas
cujo estudo permite prever o futuro.
(E) As causas e os meios utilizados pelos homens para enfrentar determinadas conjunturas devem ser extraídos da história,
cujo conhecimento os habilita a agir com maior eficácia.
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A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia
de Thomas More e a análise das condições necessárias para a
conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a
emergência de um novo pensamento social, marcado
(A) pela sacralização da natureza.
(B) pela defesa do individualismo renascentista.
(C) por uma visão laica da sociedade.
(D) pela descoberta do caráter gregário dos homens.
(E) pela perspectiva subjetiva do homem moderno.
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O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado
à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade.
Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida
em que
(A) constroem uma visão científica de mundo marcada pela
inteligibilidade da natureza.
(B) corroboram os ditames religiosos como necessários à
conduta humana.
(C) regulamentam as trocas econômicas a partir de princípios
socializantes.
(D) justificam a organização estamental como modelo da
hierarquia social.
(E) salvaguardam as prerrogativas eclesiásticas na organização
do Estado.
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Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas
dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator
de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência;
ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu
movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina
sociológica à qual o trecho se refere.
(A) A física social de Auguste Comte.
(B) O progresso da história de Karl Marx
(C) A evolução social de Herbert Spencer.
(D) A mudança social em Georg Simmel.
(E) O fato social em Émile Durkheim.
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Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos
Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na
nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma
realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais
características: é universal, é durável, foge dia a dia à
interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos
os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente
imaginar que um movimento social de tão remotas origens
pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após
ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar
ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e
tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”
Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele
considerado um movimento social cuja marcha está associada à
história da humanidade.
Esse movimento social corresponde à
(A) conquista da felicidade.
(B) afirmação da democracia.
(C) defesa da equidade.
(D) sustentação da república moderada.
(E) luta pelos direitos individuais.
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O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um
contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito
do impacto político, social e ético da aplicação das teorias
evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas.
As opções a seguir retratam corretamente princípios do
darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) A dinâmica da “luta pela vida e pela morte” é aplicada às
comunidades humanas para justificar o predomínio de um
grupo de indivíduos sobre outros.
(B) O conceito darwiniano de espécie é utilizado para o estudo
de diferentes grupos humanos e etnias e embasa uma
perspectiva evolucionista das sociedades.
(C) A desigualdade social é analisada mediante o conceito de
“evolução por seleção natural do mais apto”.
(D) Os mecanismos biológicos que regulam o curso da natureza
são os mesmos que Charles Darwin atribuiu à sociedade dos
homens.
(E) A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais
forte é aplicada às relações internacionais e alimenta um conceito agressivo de "interesses nacionais".
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Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma
quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para
satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a
segurança das pessoas e das propriedades; para estender
nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem,
o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do
organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857)
II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças
produtivas materiais entram em contradição com as relações
de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão
jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais
se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento
das forças produtivas, estas relações transformam-se em
entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de
revolução social. Com a alteração da base econômica, altera-se mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa
superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)
O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em
conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para
produzir modelos explicativos sobre a interação entre os
fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos
absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos
trechos I e II.
(A) Progresso social e desenvolvimento intelectual.
(B) Evolução por estágios históricos e progresso social.
(C) Determinismo econômico e revolução.
(D) Dialética e evolução por estágios históricos
(E) Progresso social e determinismo econômico.
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Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como
campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história
humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos
sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da
ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes
a um processo dotado de uma ordenação específica.
As afirmativas são, respectivamente,
(A) F, V e F.
(B) F, V e V.
(C) V, F e F.
(D) V, V e F.
(E) F, F e V.
(Wiley Miller, da série “Non Sequitur” (2013)
in http://picayune.uclick.com/comics/nq/2009/nq090111.gif)
A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido
às concepções de
(A) Karl Marx, para quem a ideologia é o modo de ver a realidade
da classe social dominante que nasce da separação entre
teoria e práxis.
(B) Antonio Gramsci, para quem a ideologia é uma concepção
falsa de mundo, útil apenas para as classes hegemônicas, que
a utilizam para manipular as massas e orientar a ação
coletiva.
(C) George Sorel, para quem a ideologia é o modo abstrato e
metafísico de conceber a realidade dos fenômenos naturais e
sociais anteriormente explicados com base em crenças
mágico-religiosa.
(D) Vilfredo Pareto, para quem a ideologia é a fé inconsciente em
uma versão da realidade que é usada para a defesa dos
interesses da maioria.
(E) Karl Mannheim, para quem a ideologia geral consiste na visão
de mundo de um grupo humano que, em condições de
subordinação, aspira a uma transformação.
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Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e
buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando
a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou:
“(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação
positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de
sua negação, de sua morte inelutável”.
Esse trecho se refere ao conceito marxiano de
(A) dialética.
(B) revolução.
(C) ideologia.
(D) trabalho.
(E) mais-valia.
43
Analise os fragmentos a seguir.
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a
essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de
racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação
racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis,
possuidora de um método próprio, que estuda os modos de
socialização como, por exemplo, a passagem de uma
solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.
Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão
sociológica e estão referidos, respectivamente, a
(A) Comte e Durkheim.
(B) Marx e Weber
(C) Weber e Durkheim.
(D) Simmel e Marx
(E) Comte e Simmel.
Com base na charge, assinale a opção que caracteriza
corretamente o conceito de fato social de Durkheim.
(A) Modo de agir e pensar que exerce uma coerção sobre os
indivíduos.
(B) Modo de agir e sentir próprio de indivíduos que somados
constituem o todo social.
(C) Modo de fazer e conceber inato que molda as práticas
coletivas.
(D) Modo de comportamento que deriva da liberdade da vontade
dos indivíduos.
(E) Modo atitudinal e de pensamento que é uma manifestação
da psicologia coletiva.
45. “A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade
lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a
ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo.
Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu
pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a
complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal
através da interiorização de normas sociais que, por sua vez,
repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e
individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia
é o de instituição.”
(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 225.)
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição,
em termos de organização social, como
(A) o sistema disciplinador criado a partir da Época Moderna
pelas classes dominantes do sistema capitalista para gerar
práticas sociais compatíveis com o avanço do capital.
(B) a tradução prática das normas e o lugar no qual se efetua a
socialização do indivíduo pela interiorização das próprias
normas.
(C) a configuração das relações sociais com base em um
enquadramento jurídico, cujo fim é garantir a livre expressão
dos indivíduos.
(D) a estrutura visível de um sistema de sanções criado para
obrigar os comportamentos e as ações a seguirem padrões
morais que garantam a evolução da vida em sociedade.
(E) o instrumento utilizado por grupos de indivíduos
formalmente reunidos para realizar um ou mais objetivos
comuns que individualmente teriam dificuldade de alcançar.
46
“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma
análise real permite apreender o ponto de passagem entre os
fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o
mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a
ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às
determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais
válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com
certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil
reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que
é constante em todos os homens escapa necessariamente ao
domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que
diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo
quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é
caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está
assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os
atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949.)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de
sociedade” é
(A) um modelo explicativo sustentado desde os precursores da
sociologia e comprovado pelas pesquisas etnográficas.
(B) o resultado da domesticação dos caracteres inatos,
substituídos pelos adquiridos através da cultura.
(C) fruto da regulamentação dos comportamentos instintivos e
selvagens pela ação da civilização.
(D) o marco fundador da vida social que ocorre quando o caráter
coercitivo das regras coincide com o instinto universal.
(E) derivada do processo de hominização que se realiza na
progressiva desmistificação da natureza.
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Analise os fragmentos a seguir.
“Amigos, aí é que está: - o sujeito que quiser conhecer o Brasil
terá que olhar o escrete. Não há nada mais Brasil do que Pelé. E
repito: - todo o Brasil estava no goal que Pelé marcou, de
cacetada, contra o País de Gales. Também a desgraça venta no
futebol. Pior do que Canudos foi a vergonha épica de 50. No
Maracanã inaugurado, o uruguaio Obdulio Varela venceu, no
palavrão, o escrete e toda a nação.”
(Nelson Rodrigues. O Brasil em campo.
Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 14.)
“Evidentemente, existe “verdade” na literatura, mas é a verdade
da literatura – da mesma forma que existe uma verdade da
ciência, embora ela só possa ser a verdade da ciência. Em ambos
os casos, as verdades de que estamos falando afirmam seu valor
de verdade porque seguiram fielmente o código de procedimento
prescrito. Não é uma questão de marcar pontos na mesma liga
dos que se dedicam à busca da verdade, mas de competir em
diferentes ligas para ganhar diferentes troféus. Em última
instância, é a compreensão que cada um tem da vocação
sociológica que determina sua escolha, e não a superioridade
intrínseca de rivais e competidores na mesma corrida e na mesma
pista.”
(Zygmunt Bauman. Para que serve a sociologia?
Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 30-31)
Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da
metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as
afirmativas a seguir.
I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol
como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar
sentimentos e ações coletivas.
II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o
futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao
imaginário coletivo.
III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar
a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos
do cotidiano.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
48. A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores
compartilhados por vastos segmentos das sociedades
ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos
principalmente pelos meios de comunicação de massa.
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi
possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e
sons aplicadas ao tempo livre e à informação.
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo
e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto
mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo
exigências econômicas.
As afirmativas são, respectivamente,
(A) V, F e F.
(B) V, V e F.
(C) V, F e V.
(D) F, V e V.
(E) V, V e V.
49. Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura,
morrendo de fome, histéricos, nus,
arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada
em busca de uma dose violenta de qualquer coisa,
que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram
fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis
apartamentos sem água quente, flutuando sobre
os tetos das cidades contemplando jazz,
que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um
ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance
de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores
caíram nas suas cabeças por todos os dias
da década seguinte. (Allen Ginsberg, Uivo, 1956.)
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento
na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na
década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e
denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda
Guerra.
As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra
cultura, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) recusa ético-comportamental do conjunto dos valores e das
normas dominantes e crítica às formas tradicionais de prática
da política.
(B) atitudes sócio culturais que condenam a industrialização, a
acumulação material e o incentivo ao consumo, considerados
causa da miséria humana.
(C) manifestações culturais coletivas e individuais de oposição ao
estilo de vida definido como aceitável pela sociedade
tecnocrata.
(D) comportamentos anti-conformistas e de declarada aversão
contra as manifestações da cultura oficial veiculados pelas
arte plástica, música, poesia, cinema e literatura.
(E) movimento de contestação à ordem burguesa capitalista,
com base no sistema de valores científicos da racionalidade
iluminista.
50
“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que,
integrando todas as experiências passadas, funciona a cada
momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de
ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente
diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”.
A definição acima se refere ao conceito sociológico de
(A) consciência social.
(B) imaginário.
(C) habitus.
(D) estereótipo.
(E) dispositivo disciplinar.
51
“Na sociedade aristocrática de corte, a vida sexual era por certo
muito mais escondida do que na sociedade medieval. O que o
observador de uma sociedade industrializada-burguesa amiúde
interpreta como ‘frivolidade’ da sociedade de corte nada mais é
do que essa orientação rumo à privacidade. Não obstante,
medidos pelo padrão de controle dos impulsos na própria
sociedade burguesa, o ocultamento e a segregação da
sexualidade na vida social, tanto quanto na consciência, foram
relativamente sem importância nessa fase. Aqui, também, o
julgamento de fases posteriores é com frequência induzido em
erro porque os padrões, da pessoa que julga e da aristocracia de
corte, são considerados como absolutos e não como opostos
inseparáveis, e também porque o padrão próprio é utilizado como
medida de todos os demais.”
(ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. 1, p. 178.)
Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos
costumes, buscando compreender o curso das transformações
gerais da sociedade ocidental que, na longa duração,
contribuíram para um processo civilizatório.
A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as
reações dos indivíduos às condições materiais de vida.
( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e
costumes, como os processos de controle das emoções
individuais.
( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando
o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.
As afirmativas são, respectivamente,
(A) F, V e F.
(B) F, V e V.
(C) V, F e F.
(D) V, V e F.
(E) F, F e V.
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Analise os trechos a seguir.
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a
ação física direta, mas pela imposição de uma visão de
mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das
estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido
e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de
controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de
normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de
poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos
sociológicos definidos como
(A) naturalização e coerção social.
(B) violência simbólica e disciplina.
(C) ideologia e subordinação.
(D) mais-repressão e punição.
(E) habitus e normalização.
53
A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel
Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais
e administrativas que têm como principal fator os insumos
baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na
microeletrônica e telecomunicações. As transformações em
direção à sociedade da informação definem um novo paradigma,
o da tecnologia da informação, que expressa a transformação
tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a
sociedade.
Em relação às características do paradigma da tecnologia da
informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes,
uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de
processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite
modificar os processos em função de sua alta capacidade de
reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre
diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à
microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:
(A) se somente a afirmativa I estiver correta.
(B) se somente a afirmativa II estiver correta
(C) se somente a afirmativa III estiver correta.
(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
54
As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo,
à exceção de uma. Assinale-a.
(A) O entendimento das práticas sociais como efeito do poder
descendente do Estado.
(B) A prevalência do efêmero, do descontínuo e do caótico na
vida cotidiana.
(C) A crítica à ideia de fundamento como verdade eterna e
imutável.
(D) A apreensão do tecido social como fluxo indeterminado de
jogos de linguagem.
(E) A valorização da participação, da performance e do
happening nas múltiplas formas de expressão artística.
55
Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna
oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaço-temporal, ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.
A respeito da compressão espaço-temporal, com base na
imagem, analise as afirmativas a seguir. I. Esta compressão é característica do período posterior às
crises europeias de 1848 e passou por dois momentos de
aceleração: em 1910, com a afirmação do taylorismo e do
fordismo, e após a crise de 1973, com a passagem pósmoderna para um sistema de acumulação flexível.
II. A história do capitalismo venceu progressivamente as
barreiras espaciais, de modo que o espaço foi reduzido à
“aldeia global” das telecomunicações e à “astronave terra”,
caracterizadas pela interdependência econômica e ecológica.
III. A relação entre espaço geográfico, tempos econômicos e
capital é o objeto da reflexão do autor, para quem a
compressão espaço-temporal resulta de fenômenos
psicológicos e subjetivos, que determinam a representação
pós-moderna do mundo.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
56
A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela
Sociologia. (mãos em códigos de barra como grades de uma prisão)
A imagem critica
(A) a sociedade do espetáculo.
(B) a geração de status e valor.
(C) a sociedade de consumo.
(D) a produção de cópias e simulacros.
(E) o processo de massificação.
57
O processo de globalização, em curso desde o final da década de
1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala
planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.
Nesse sentido, a economia globalizada
(A) contribuiu para amenizar os choques culturais, diminuindo as
distorções socioeconômicas entre as regiões.
(B) acirrou os conflitos religiosos, intensificando a associação
entre interesses geopolíticos e sistemas de crença.
(C) propiciou parcerias entre agentes econômicos diversificados,
dando mais transparência aos negócios internacionais.
(D) diminuiu a massificação cultural, dando visibilidade aos
movimentos de resistência à rede mundial de computadores.
(E) reequilibrou os processos econômicos, integrando de modo
equânime os diferentes blocos comerciais.
58
Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos
possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”,
o professor elabora o programa de sua disciplina e define as
competências específicas que devem ser apropriadas em relação
aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.
Relacione os três campos com as competências e habilidades
específicas listadas a seguir.
1. Representação e comunicação.
2. Investigação e compreensão.
3. Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias
próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e
compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e
política, atuando para que haja maior conscientização quanto
à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
(A) 2 – 1 – 3.
(B) 3 – 2 – 1.
(C) 1– 3 – 2.
(D) 1 – 2 – 3.
(E) 2 – 3 – 1.
59
Maria da Vila Matilde
(Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!)
Cadê meu celular?
Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo
Se você se aventurar (...)
E quando o samango chegar
Eu mostro o roxo no meu braço
Entrego teu baralho
Teu bloco de pule
Teu dado chumbado
Ponho água no bule
Passo e ofereço um cafezim
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim (...)
Mão, cheia de dedo
Dedo, cheio de unha suja
E pra cima de mim? Pra cima de muá? Jamé, mané!
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim.
(Samba-de-breque com arranjo distorcido gravado
por Elza Soares [A Mulher do Fim do Mundo, 2015])
Após o estudo do tema “gênero”, o professor de sociologia
propõe uma atividade sobre o problema da violência doméstica
no Brasil hoje a partir da apreciação e da análise da música
“Maria da Vila Matilde”, da leitura e compreensão da legislação
brasileira recente que trata da violência doméstica e da
construção coletiva de uma campanha contra a violência
doméstica a ser realizada na escola, em colaboração com outros
alunos e professores.
As opções a seguir descrevem corretamente os objetivos e os
métodos dessa atividade, em sintonia com os textos dos PCNs Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) Mobilizar conceitos da teoria sociológica e da antropologia,
como os de gênero, violência de gênero e dominação
masculina, para caracterizar as especificidades da violência
doméstica.
(B) Contextualizar historicamente a música e as leis,
relacionando-as às lutas do movimento feminista e à
ampliação dos conceitos de vítima e crime no campo do
direito.
(C) Enfatizar uma investigação do social a partir das questões do
cotidiano, selecionando temas de interesse do educando e
propondo atividades que permitam ao aluno ser um agente
construtor do conhecimento.
(D) Privilegiar abordagens interdisciplinares, realizando exercícios
de apreciação musical que permitam reconhecer os recursos
usados para aumentar o alcance da denúncia contra a
violência doméstica.
(E) Entender o processo de obtenção de direitos sociais como
uma concessão do Estado, apoiada pelos sistemas políticopartidário e jurídico.
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“O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a
construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e
permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem
objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico,
econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico,
psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria
natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e
reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em
projetos, programas e atividades que superem a fragmentação
disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável
de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a
razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.”
(MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências
Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus
conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e
habilidades.
Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de
destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo
entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e
suas Tecnologias.
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades”
indica o objetivo de superar um modelo de ensino
conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado
para o “aprender a fazer e a conhecer”.
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos
nas principais questões e abordagens enfocadas pela História,
pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas.
As afirmativas são, respectivamente,
(A) F, V e F.
(B) F, V e V.
(C) V, F e F.
(D) V, F e V.
(E) V, V e V.
...
ResponderExcluirAndressa:
ResponderExcluirFernanda, ao fazer, novamente, a questão 31 dessa prova, tive uma dúvida: as instituições sociais são fenômenos sociais?
e mais, o que torna algo um fenômeno social?
Como eu dei a resposta (b) para essa questão, tive esse questionamento.
Olá Andressa. Com base no que vimos de instituições sociais, em sala de aula, e sabendo-se que os fenômenos sociais são exatamente os que ocorrem no ambiente ou referente à sociedade, como a desigualdade, o racismo, a violência, ... responda-me o que acha. Além disso, o conceito é definido também pelas escolas de vinculação. Não existe um conceito único. Você precisa se perguntar como cada escola entende um dado conceito e por qual motivo.
ResponderExcluirAndressa, para que o seu nome seja identificado, faça o comentário "logada" ao seu email, clique antes em seguir e inscreva-se no blog para receber as notificações a respeito de novas publicações.
ResponderExcluirBoa noite Fernanda, tive dúvidas quanto à questão 51 em relação às alternativas falsas
ResponderExcluirO comentário não está identificado, por gentileza, se apresente. Acaso seja aluno do Curso de Direito, da UFJF-GV, essa matéria não será objeto da prova nem da disciplina.
ExcluirFrancine da Cruz Lopes- questão 37
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 51
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 42
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 43
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