Questões de Concurso - FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia

Olás,

pela 3ª vez, vamos falar sobre Questões de Concurso. Agora discutiremos as questões e conteúdo explorado numa prova um pouco mais recente, da FGV SME SP 2016 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. Cabem aqui vários comentários sobre as questões, independentemente se antiga ou recente, pois o recorte de cada questão permite discussões interessantes sobre a teoria e sua relação com a vida social.
Essas questões podem e devem ser exploradas em atividades avaliativas de disciplinas de Sociologia e Sociologia do Direito. Contudo, talvez sua maior contribuição seja, exatamente, a discussão em si. Nesse sentido, alunos e alunas que venham a ler as questões como objeto das disciplinas que leciono, favor comentarem a respeito de dúvidas e discordâncias para que possamos revisar a matéria e levantar novos questionamentos.
Também é de suma importância criticar o formato das questões, os temas recorrentes e como as atividades avaliativas são também instrumentos de aprendizado do conteúdo trabalhado.
Vamos lá?

31 A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de 
(A) descrever a realidade dos sistemas social, político e econômico que se sucederam historicamente. 
(B) estudar os fenômenos sociais e identificar regularidades e normas nas formas de comportamento. 
(C) compreender a interdependência dos seres vivos e definir suas formas de interação social. 
(D) estabelecer os fatos sociais com base nos sistemas culturais e simbólicos. 
(E) analisar os tipos sociais e classificá-los em função das estruturas que os definem.


32 Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso comum. 
(A) A sociologia é uma ciência que desmistifica o mundo, provando a veracidade das leis que regem a vida social. (B) A sociologia combate o senso comum, medindo e comprovando os mecanismos de funcionamento das instituições sociais. 
(C) A sociologia elabora marcos teóricos e conceitos analíticos para esclarecer as pessoas, liberando-as de suas superstições. 
(D) A sociologia é um campo de conhecimento que modifica a percepção rotineira, alterando a visão sobre a vida e o mundo ao redor. 
(E) A sociologia é um saber que estuda hábitos, costumes e tradições sociais, derivando-as do senso comum. 

33 “Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.” (Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17]) A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre natureza humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário florentino. 
(A) O estudo do passado é um exercício de erudição que permite encontrar nos acontecimentos históricos as leis mais profundas da Providência e da Fortuna. 
(B) A história é fonte de conhecimento sobre as ações humanas, mas não sobre as suas motivações, pois a natureza humana é ininteligível e determinada por um instinto de poder. 
(C) Os antigos podem ensinar aos modernos quais as formas ideais de governo e como as leis devem ser, pois estes já haviam vivido todas as experiências políticas possíveis. 
(D) A história é cíclica e se repete indefinidamente, não havendo inovação, apenas reapresentação de vícios e virtudes eternas cujo estudo permite prever o futuro. 
(E) As causas e os meios utilizados pelos homens para enfrentar determinadas conjunturas devem ser extraídos da história, cujo conhecimento os habilita a agir com maior eficácia.

34 A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado 
(A) pela sacralização da natureza. 
(B) pela defesa do individualismo renascentista. 
(C) por uma visão laica da sociedade. 
(D) pela descoberta do caráter gregário dos homens. 
(E) pela perspectiva subjetiva do homem moderno. 

35 O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que 
(A) constroem uma visão científica de mundo marcada pela inteligibilidade da natureza. 
(B) corroboram os ditames religiosos como necessários à conduta humana. 
(C) regulamentam as trocas econômicas a partir de princípios socializantes. 
(D) justificam a organização estamental como modelo da hierarquia social. 
(E) salvaguardam as prerrogativas eclesiásticas na organização do Estado.

36 Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento. Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere. 
(A) A física social de Auguste Comte. 
(B) O progresso da história de Karl Marx 
(C) A evolução social de Herbert Spencer. 
(D) A mudança social em Georg Simmel. 
(E) O fato social em Émile Durkheim.

37 Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?” Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade. Esse movimento social corresponde à 
(A) conquista da felicidade. 
(B) afirmação da democracia. 
(C) defesa da equidade. 
(D) sustentação da república moderada. 
(E) luta pelos direitos individuais.

38 O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas. As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a. 
(A) A dinâmica da “luta pela vida e pela morte” é aplicada às comunidades humanas para justificar o predomínio de um grupo de indivíduos sobre outros. 
(B) O conceito darwiniano de espécie é utilizado para o estudo de diferentes grupos humanos e etnias e embasa uma perspectiva evolucionista das sociedades. 
(C) A desigualdade social é analisada mediante o conceito de “evolução por seleção natural do mais apto”. 
(D) Os mecanismos biológicos que regulam o curso da natureza são os mesmos que Charles Darwin atribuiu à sociedade dos homens. 
(E) A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às relações internacionais e alimenta um conceito agressivo de "interesses nacionais".

39 Analise os fragmentos a seguir. 

I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a segurança das pessoas e das propriedades; para estender nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem, o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do organismo social, as quais trouxeram essas consequências. (Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857) 

II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de revolução social. Com a alteração da base econômica, altera-se mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa superestrutura. (Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)

O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para produzir modelos explicativos sobre a interação entre os fenômenos sociais. Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos trechos I e II. 
(A) Progresso social e desenvolvimento intelectual. 
(B) Evolução por estágios históricos e progresso social. 
(C) Determinismo econômico e revolução. 
(D) Dialética e evolução por estágios históricos 
(E) Progresso social e determinismo econômico.

40 Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais. 
( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais. 
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica. 

As afirmativas são, respectivamente, 
(A) F, V e F. 
(B) F, V e V. 
(C) V, F e F. 
(D) V, V e F. 
(E) F, F e V.

41. 

(Wiley Miller, da série “Non Sequitur” (2013) in http://picayune.uclick.com/comics/nq/2009/nq090111.gif) 

A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido às concepções de 
(A) Karl Marx, para quem a ideologia é o modo de ver a realidade da classe social dominante que nasce da separação entre teoria e práxis. 
(B) Antonio Gramsci, para quem a ideologia é uma concepção falsa de mundo, útil apenas para as classes hegemônicas, que a utilizam para manipular as massas e orientar a ação coletiva. 
(C) George Sorel, para quem a ideologia é o modo abstrato e metafísico de conceber a realidade dos fenômenos naturais e sociais anteriormente explicados com base em crenças mágico-religiosa. 
(D) Vilfredo Pareto, para quem a ideologia é a fé inconsciente em uma versão da realidade que é usada para a defesa dos interesses da maioria. 
(E) Karl Mannheim, para quem a ideologia geral consiste na visão de mundo de um grupo humano que, em condições de subordinação, aspira a uma transformação.

42 Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou: “(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de sua negação, de sua morte inelutável”. Esse trecho se refere ao conceito marxiano de 
(A) dialética. 
(B) revolução. 
(C) ideologia. 
(D) trabalho. 
(E) mais-valia. 

43 Analise os fragmentos a seguir. 
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins. II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica. Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a 
(A) Comte e Durkheim. 
(B) Marx e Weber 
(C) Weber e Durkheim. 
(D) Simmel e Marx 
(E) Comte e Simmel.

44. 

Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente o conceito de fato social de Durkheim. 
(A) Modo de agir e pensar que exerce uma coerção sobre os indivíduos. 
(B) Modo de agir e sentir próprio de indivíduos que somados constituem o todo social. 
(C) Modo de fazer e conceber inato que molda as práticas coletivas. 
(D) Modo de comportamento que deriva da liberdade da vontade dos indivíduos. 
(E) Modo atitudinal e de pensamento que é uma manifestação da psicologia coletiva.

45. “A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo. Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal através da interiorização de normas sociais que, por sua vez, repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia é o de instituição.” (Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 225.) 
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição, em termos de organização social, como 
(A) o sistema disciplinador criado a partir da Época Moderna pelas classes dominantes do sistema capitalista para gerar práticas sociais compatíveis com o avanço do capital. 
(B) a tradução prática das normas e o lugar no qual se efetua a socialização do indivíduo pela interiorização das próprias normas. 
(C) a configuração das relações sociais com base em um enquadramento jurídico, cujo fim é garantir a livre expressão dos indivíduos. 
(D) a estrutura visível de um sistema de sanções criado para obrigar os comportamentos e as ações a seguirem padrões morais que garantam a evolução da vida em sociedade. 
(E) o instrumento utilizado por grupos de indivíduos formalmente reunidos para realizar um ou mais objetivos comuns que individualmente teriam dificuldade de alcançar.

46 “Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais. Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.” (Adaptado de Claude Lévi-Strauss. As estruturas elementares de parentesco, 1949.) 
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é 
(A) um modelo explicativo sustentado desde os precursores da sociologia e comprovado pelas pesquisas etnográficas. 
(B) o resultado da domesticação dos caracteres inatos, substituídos pelos adquiridos através da cultura. 
(C) fruto da regulamentação dos comportamentos instintivos e selvagens pela ação da civilização. 
(D) o marco fundador da vida social que ocorre quando o caráter coercitivo das regras coincide com o instinto universal. 
(E) derivada do processo de hominização que se realiza na progressiva desmistificação da natureza.

47 Analise os fragmentos a seguir. 

“Amigos, aí é que está: - o sujeito que quiser conhecer o Brasil terá que olhar o escrete. Não há nada mais Brasil do que Pelé. E repito: - todo o Brasil estava no goal que Pelé marcou, de cacetada, contra o País de Gales. Também a desgraça venta no futebol. Pior do que Canudos foi a vergonha épica de 50. No Maracanã inaugurado, o uruguaio Obdulio Varela venceu, no palavrão, o escrete e toda a nação.” (Nelson Rodrigues. O Brasil em campo. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 14.) 

“Evidentemente, existe “verdade” na literatura, mas é a verdade da literatura – da mesma forma que existe uma verdade da ciência, embora ela só possa ser a verdade da ciência. Em ambos os casos, as verdades de que estamos falando afirmam seu valor de verdade porque seguiram fielmente o código de procedimento prescrito. Não é uma questão de marcar pontos na mesma liga dos que se dedicam à busca da verdade, mas de competir em diferentes ligas para ganhar diferentes troféus. Em última instância, é a compreensão que cada um tem da vocação sociológica que determina sua escolha, e não a superioridade intrínseca de rivais e competidores na mesma corrida e na mesma pista.” (Zygmunt Bauman. Para que serve a sociologia? Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 30-31) 

Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as afirmativas a seguir. I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar sentimentos e ações coletivas. II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao imaginário coletivo. III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos do cotidiano.
Está correto o que se afirma em 
(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III. 

48. 
A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa. 
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação. 
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas. 

As afirmativas são, respectivamente, 
(A) V, F e F. 
(B) V, V e F. 
(C) V, F e V. 
(D) F, V e V. 
(E) V, V e V.

49. Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus, arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa, que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis apartamentos sem água quente, flutuando sobre os tetos das cidades contemplando jazz, que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um ovo, que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores caíram nas suas cabeças por todos os dias da década seguinte. (Allen Ginsberg, Uivo, 1956.) 

O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra. As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a. 
(A) recusa ético-comportamental do conjunto dos valores e das normas dominantes e crítica às formas tradicionais de prática da política. 
(B) atitudes sócio culturais que condenam a industrialização, a acumulação material e o incentivo ao consumo, considerados causa da miséria humana. 
(C) manifestações culturais coletivas e individuais de oposição ao estilo de vida definido como aceitável pela sociedade tecnocrata. 
(D) comportamentos anti-conformistas e de declarada aversão contra as manifestações da cultura oficial veiculados pelas arte plástica, música, poesia, cinema e literatura.
(E) movimento de contestação à ordem burguesa capitalista, com base no sistema de valores científicos da racionalidade iluminista.

50 “Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”. A definição acima se refere ao conceito sociológico de 
(A) consciência social. 
(B) imaginário. 
(C) habitus. 
(D) estereótipo. 
(E) dispositivo disciplinar.

51 “Na sociedade aristocrática de corte, a vida sexual era por certo muito mais escondida do que na sociedade medieval. O que o observador de uma sociedade industrializada-burguesa amiúde interpreta como ‘frivolidade’ da sociedade de corte nada mais é do que essa orientação rumo à privacidade. Não obstante, medidos pelo padrão de controle dos impulsos na própria sociedade burguesa, o ocultamento e a segregação da sexualidade na vida social, tanto quanto na consciência, foram relativamente sem importância nessa fase. Aqui, também, o julgamento de fases posteriores é com frequência induzido em erro porque os padrões, da pessoa que julga e da aristocracia de corte, são considerados como absolutos e não como opostos inseparáveis, e também porque o padrão próprio é utilizado como medida de todos os demais.” (ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. 1, p. 178.)

Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos costumes, buscando compreender o curso das transformações gerais da sociedade ocidental que, na longa duração, contribuíram para um processo civilizatório. A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as reações dos indivíduos às condições materiais de vida. 
( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e costumes, como os processos de controle das emoções individuais. 
( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados. 
As afirmativas são, respectivamente, 
(A) F, V e F. 
(B) F, V e V. 
(C) V, F e F. 
(D) V, V e F. 
(E) F, F e V.

52 Analise os trechos a seguir. I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado. II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber. Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como 
(A) naturalização e coerção social. 
(B) violência simbólica e disciplina. 
(C) ideologia e subordinação. 
(D) mais-repressão e punição. 
(E) habitus e normalização. 

53 A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade. 
Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir. 
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo. 
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração. 
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial. 
Assinale:
(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 
(B) se somente a afirmativa II estiver correta 
(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 
(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 

54 As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a. 
(A) O entendimento das práticas sociais como efeito do poder descendente do Estado. 
(B) A prevalência do efêmero, do descontínuo e do caótico na vida cotidiana. 
(C) A crítica à ideia de fundamento como verdade eterna e imutável. 
(D) A apreensão do tecido social como fluxo indeterminado de jogos de linguagem. 
(E) A valorização da participação, da performance e do happening nas múltiplas formas de expressão artística.

55 Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaço-temporal, ilustrada pelo autor com a imagem a seguir. 
A respeito da compressão espaço-temporal, com base na imagem, analise as afirmativas a seguir. 
I. Esta compressão é característica do período posterior às crises europeias de 1848 e passou por dois momentos de aceleração: em 1910, com a afirmação do taylorismo e do fordismo, e após a crise de 1973, com a passagem pósmoderna para um sistema de acumulação flexível. 
II. A história do capitalismo venceu progressivamente as barreiras espaciais, de modo que o espaço foi reduzido à “aldeia global” das telecomunicações e à “astronave terra”, caracterizadas pela interdependência econômica e ecológica. 
III. A relação entre espaço geográfico, tempos econômicos e capital é o objeto da reflexão do autor, para quem a compressão espaço-temporal resulta de fenômenos psicológicos e subjetivos, que determinam a representação pós-moderna do mundo. 

Está correto o que se afirma em 
(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.

56 A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela Sociologia. (mãos em códigos de barra como grades de uma prisão)
A imagem critica 
(A) a sociedade do espetáculo. 
(B) a geração de status e valor. 
(C) a sociedade de consumo. 
(D) a produção de cópias e simulacros. 
(E) o processo de massificação. 

57 O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo. Nesse sentido, a economia globalizada 
(A) contribuiu para amenizar os choques culturais, diminuindo as distorções socioeconômicas entre as regiões. 
(B) acirrou os conflitos religiosos, intensificando a associação entre interesses geopolíticos e sistemas de crença. 
(C) propiciou parcerias entre agentes econômicos diversificados, dando mais transparência aos negócios internacionais. 
(D) diminuiu a massificação cultural, dando visibilidade aos movimentos de resistência à rede mundial de computadores. 
(E) reequilibrou os processos econômicos, integrando de modo equânime os diferentes blocos comerciais. 

58 Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir. 
1. Representação e comunicação. 
2. Investigação e compreensão. 
3. Contextualização sociocultural. 

( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais; 
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais; 
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres. 

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 
(A) 2 – 1 – 3. 
(B) 3 – 2 – 1. 
(C) 1– 3 – 2. 
(D) 1 – 2 – 3. 
(E) 2 – 3 – 1.

59 Maria da Vila Matilde (Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!) Cadê meu celular? Eu vou ligar prum oito zero Vou entregar teu nome E explicar meu endereço Aqui você não entra mais Eu digo que não te conheço E jogo água fervendo Se você se aventurar (...) E quando o samango chegar Eu mostro o roxo no meu braço Entrego teu baralho Teu bloco de pule Teu dado chumbado Ponho água no bule Passo e ofereço um cafezim Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim (...) Mão, cheia de dedo Dedo, cheio de unha suja E pra cima de mim? Pra cima de muá? Jamé, mané!
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim. (Samba-de-breque com arranjo distorcido gravado por Elza Soares [A Mulher do Fim do Mundo, 2015]) 
Após o estudo do tema “gênero”, o professor de sociologia propõe uma atividade sobre o problema da violência doméstica no Brasil hoje a partir da apreciação e da análise da música “Maria da Vila Matilde”, da leitura e compreensão da legislação brasileira recente que trata da violência doméstica e da construção coletiva de uma campanha contra a violência doméstica a ser realizada na escola, em colaboração com outros alunos e professores. As opções a seguir descrevem corretamente os objetivos e os métodos dessa atividade, em sintonia com os textos dos PCNs Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a. 
(A) Mobilizar conceitos da teoria sociológica e da antropologia, como os de gênero, violência de gênero e dominação masculina, para caracterizar as especificidades da violência doméstica. 
(B) Contextualizar historicamente a música e as leis, relacionando-as às lutas do movimento feminista e à ampliação dos conceitos de vítima e crime no campo do direito. 
(C) Enfatizar uma investigação do social a partir das questões do cotidiano, selecionando temas de interesse do educando e propondo atividades que permitam ao aluno ser um agente construtor do conhecimento. 
(D) Privilegiar abordagens interdisciplinares, realizando exercícios de apreciação musical que permitam reconhecer os recursos usados para aumentar o alcance da denúncia contra a violência doméstica. 
(E) Entender o processo de obtenção de direitos sociais como uma concessão do Estado, apoiada pelos sistemas políticopartidário e jurídico.

60 “O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico, econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico, psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em projetos, programas e atividades que superem a fragmentação disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e habilidades. 
Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades” indica o objetivo de superar um modelo de ensino conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado para o “aprender a fazer e a conhecer”. 
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos nas principais questões e abordagens enfocadas pela História, pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas. 
As afirmativas são, respectivamente, 
(A) F, V e F. 
(B) F, V e V. 
(C) V, F e F. 
(D) V, F e V. 
(E) V, V e V. 

Comentários

  1. Andressa:
    Fernanda, ao fazer, novamente, a questão 31 dessa prova, tive uma dúvida: as instituições sociais são fenômenos sociais?
    e mais, o que torna algo um fenômeno social?
    Como eu dei a resposta (b) para essa questão, tive esse questionamento.

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  2. Olá Andressa. Com base no que vimos de instituições sociais, em sala de aula, e sabendo-se que os fenômenos sociais são exatamente os que ocorrem no ambiente ou referente à sociedade, como a desigualdade, o racismo, a violência, ... responda-me o que acha. Além disso, o conceito é definido também pelas escolas de vinculação. Não existe um conceito único. Você precisa se perguntar como cada escola entende um dado conceito e por qual motivo.

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  3. Andressa, para que o seu nome seja identificado, faça o comentário "logada" ao seu email, clique antes em seguir e inscreva-se no blog para receber as notificações a respeito de novas publicações.

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  4. Boa noite Fernanda, tive dúvidas quanto à questão 51 em relação às alternativas falsas

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    1. O comentário não está identificado, por gentileza, se apresente. Acaso seja aluno do Curso de Direito, da UFJF-GV, essa matéria não será objeto da prova nem da disciplina.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. 3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 51

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  7. 3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 42

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