Clássicas - Harriet Martineau (1802-1876)

Harriet Martineau é a primeira socióloga de que se tem notícia. Como se isso não bastasse, Martineau também foi uma pesquisadora de campo, viajou por diversos países e coletou dados de forma sistemática para fundamentar suas análises sociais. Em 20/03/2020, realizei uma postagem inicial sobre ela aqui no blog, no marcardor "Sociólogas", que pode ser consultada pelo endereço https://fernandahcalcantara.blogspot.com/2020/03/sociologas-harriet-martineau-1802-1876.html


Na referida postagem, citei algumas de suas obras. Hoje, disponibilizarei algumas delas, já que se encontram em domínio público, embora todas estejam em inglês.

  • 1832, "Illustrations of political economy":
  1. Life in the wilds
  2. Manchester Strike
Aproveito, ainda, para compartilhar textos publicados em português e disponíveis open source:

Comentários

  1. Professora, muito legal ressaltar uma clássica tão importante quanto ela, como não tive a oportunidade de estudar antes as clássicas, acho muito interessante ressaltar as obras de Martineau e, além disso, uma escritora que conseguiu sua liberdade financeira em uma época que o costume era depender de um marido, ou da família, assim sendo, fico feliz em ver sociólogas que conquistaram seu espaço.

    ResponderExcluir
  2. Jorge - Depois que você falou sobre a Martineau eu realmente comecei a gostar muito dela, os pensamentos dela são bem aplicáveis na vida real, não são coisas utópicas como as de muitos autores. Achei de extrema importância que você colocou ela como a primeira socióloga, já que isso nada mais é que a verdade que nos foi escondida.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de conhecer mais detalhes a respeito da Martineau, professora. Apenas fico triste por ela não ser mais falada em outras esferas da educação como merecia.
    Lísia Frigini Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Jaíne- Fernanda, obrigada pela disponibilização do material! É muito interessante conhecer a trajetória de Martineau que foi a primeira socióloga a elaborar um método e uma metodologia para o estudo da vida social, abordou temas relacionados à religião e cultura (termo que não existia ainda naquele tempo) de cada povo como ilustrativa do seu grau de desenvolvimento social e racional do mundo, além de abordar que o sentido conferido as ações sociais devem ser buscado através dos observadores. Um fato intrigante é que ela estudou a democracia americana no mesmo tempo em que Tocqueville viajou para os EUA, ou seja, houve influências?

    ResponderExcluir

Postar um comentário