Recursos Didáticos - Filmes: Rasga coração
O filme relata o dia a dia de uma família de classe média baixa. O papel social do pai e da mãe são contrastados com o passado de questionamentos, vivências e rebeldia durante a ditadura militar no Brasil. É na relação passada entre pai e filho, que o ator principal, agora pai, se questiona sobre os argumentos que seu filho usa contra ele. É no confronto entre a imagem que tem de si e do que viveu, com a perspectiva que o filho tem sobre ele, que o ator principal se vê entre um drama de estar reproduzindo os passos de um pai autoritário e insensível à vida social, exatamente como o que teve durante a sua juventude.
Excelente filme para discutir a complexidade das relações sociais, a contingência, os papéis sociais, a cultura, a institucionalização, as organizações sociais, entre outros. De igual modo, é um filme interessante para se discutir Foucault, no sentido de que o passado nos instrui a compreender o presente e não tem fundamento sociológico em si mesmo, mas sim em como ele explica as nossas ações hoje.
SINOPSE:
Rasga Coração é uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho, que conta a história de Manguari Pistolão, militante anônimo, que depois de quarenta anos de luta por aquilo que ele considera novo e revolucionário, vê o filho Luca acusá-lo de conservador, antiquado, anacrônico. Sem dinheiro para fechar o mês, sofrendo com as dores de uma artrite crônica, e num crescente conflito com Luca, Manguari passa em revista seu passado e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu pai. Intercalando fragmentos de vários momentos da vida de Manguari, o filme ilumina quarenta anos da vida política brasileira a partir de uma relação entre pai e filho.
FICHA TÉCNICA:
Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliatiativa 01: Lívia de Oliveira Andrade.
ResponderExcluirTurma de Sociologia 3/2021, Atividade Avaliativa 01: Lívia de Oliveira Andrade
ResponderExcluir