Recursos Didáticos - Filmes: CASANOVA

Como expliquei na postagem anterior, esse recurso não busca desenvolver capital cultural, embora seja um efeito direto, nem selecionar as "melhores" produções ou os campeões da crítica.
Nossa terceira indicação de filmes é CASANOVA, ainda que seja a versão americana.
O filme interessa aqui menos por Casanova e mais por Francesca Bruni, bastante representativa de uma época em que as mulheres não podiam falar, ocupar cargos e muito menos ser escritora. Retrata, portanto, o papel da mulher na sociedade do século XVIII. A escritora precisa valer-se de um personagem masculino para poder publicar suas ideias e, nesse intento, cria Bernardo Guardi.


Trata-se de um recurso que pode ser usado discutir o papel da mulher na sociedade e na história das mais diversas ciências. Ao falarmos sobre as sociólogas clássicas, não podemos nos esquecer também da situação semelhante enfrentada pelas teóricas que alicerçaram outras ciências atualmente reconhecidas, mas elas próprias foram esquecidas.

SINOPSE:
Pela 1ª vez em sua vida, Casanova (Heath Ledger) encontra uma mulher à sua semelhança. A bela veneziana Francesca Bruni (Sienna Miller) acaba de fazer algo que Casanova acreditava ser impossível de acontecer: rejeitá-lo. Usando os mais diversos disfarces e estratégias, ele aos poucos se aproxima de Francesca. Na tentativa de conquistá-la, ele coloca em jogo sua reputação e até mesmo sua vida.

Ficha Técnica:
Nome: Casanova
Nome original: Casanova
Cor filmagem: colorida
Origem: EUA
Ano de produção: 2005
Gênero: comédia dramática
Duração: 112 min
Classificação: 18 anos
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Heath Ledger, Sienna Miller, Jeremy Irons, Oliver Platt, Lena Olin, Omid Djalili
Roteiro: Jeffrey Hatcher, Kimberly Simi

Comentários

  1. Pedro Henrique Alves Moura - Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01

    ResponderExcluir

Postar um comentário