Os clássicos no cotidiano - 2ª edição revisada e ampliada

A nova edição do livro Os clássicos no cotidiano já está disponível para encomendas e é com muito prazer, apesar de muito esforço, que compartilho com vocês a nova capa e estrutura da obra.


A versão da 1ª edição foi totalmente adequada às novas normas ortográficas, lembrando que houve um lapso temporal de 13 anos entre uma e outra. O conteúdo também foi revisto para considerar um maior número de comentadores, o que acabou por aumentar o tamanho do livro. A ampliação consistiu em mais 30 páginas de teoria e atividades. Muda-se o estilo, como se vê na capa anterior, mas também o perfil de atividades propostas.
Agradeço ao professor Dr. Raul Francisco Magalhães (CSO/UFJ) por autorizar a reprodução da mesma quarta capa ou orelha do livro da edição anterior.


Com a nova edição busquei valorizar ainda mais as alternativas de diálogo dos clássicos com a contemporaneidade. Por essa razão, foram acrescidos um número maior de sugestões de filmes para realização de atividades de abstração e fixação do conteúdo, mas a inovação centrou-se na inclusão de questões de concurso. Mesmo tendo ampliado essas sugestões no livro, não caberia nele um número muito amplo de indicações, por isso a função deste blog é ofertar essas "dicas" e compartilhar experiências. A manifestação de professores e alunos nas postagens é mais do que esperada e certamente enriquecerá o conteúdo aqui publicado.
A estrutura do livro permaneceu dividida em capítulos, cada um destinado a um autor específico, mas com acréscimos de tópicos, como se pode ver com o sumário abaixo.

Agradeço a generosidade dos prefácios que apresentam o livro. O prefácio da 1ª edição foi escrito  pelo professores Dr. Luiz Antônio Machado (IESP/UERJ) e segue reproduzido abaixo.
Já o prefácio à 2ª edição foi elaborado pela Dra. Vera Lúcia Muniz Travençolo (CSO/UFV) e pode ser lido na versão abaixo.
Como toda obra, esta também deve seu desenvolvimento a muitos colaboradores, os quais não teria condições de descrever aqui. Trata-se de um livro cuja 1ª edição já se encontra esgotado na maioria das livrarias desde 2015 e que, por falta de tempo disponível, demorou muito a ter sua nova edição publicada.
Dessa vez, como produção independente, na tentativa de garantir o recebimento dos direitos autorais devidos. Assim, as encomendas do livro podem ser feitas diretamente pelo email abaixo: editorafernandahcalcantara@gmail.com.













Comentários