Livros sobre Sociologia, Sociólogas e Sociólogos (I)

Infelizmente o mundo passa hoje por uma situação de pandemia provocada pelo novo coronavírus. Situação que preocupa a todos e cujos representantes públicos, quando responsáveis, buscam por soluções prudentes e acertadas.
Desse modo, responsavelmente, a UFJF, Campus Sede e Campus de Governador Valadares, decidiram pela suspensão das aulas a partir de amanhã (18/03/2020) por tempo indeterminado, até que o quadro se estabilize. Várias outras instituições seguiram a mesma atitude buscando conter a propagação do vírus.
Diante da impossibilidade de dar aulas no período e já tendo criado este blog com o intuito de aproximar-me dos alunos, ex alunos e dos leitores dos meus livros, passarei a realizar postagens sobre bibliografia de referência, recursos didáticos (reportagens, jurisprudências, filmes) e também questões de concurso.
Pela ordem, a primeira postagem deve tratar dos livros indicados para leitura e, posteriormente, dos demais assuntos tratados.
A disciplina Sociologia, geralmente, é dividida em duas partes: a primeira, dirigida aos conceitos básicos; a segunda, aos teóricos considerados clássicos. Um livro excelente para trabalhar de modo simples e claro a primeira parte foi escrito por um autor inglês bastante conhecido das Ciências Sociais e autor de várias outras obras bem mais complexas e densas. Já com várias edições no Brasil, este livro é dividido em capítulos que se destinam a abordar temas, citando os autores clássicos e contemporâneos que tocam cada assunto e suas respectivas obras. Também é interessante o fato de Giddens trazer para a conversa pesquisadores e resultados de pesquisas sobre cada tema abordado. Alguns exemplos são: cultura e sociedade; interação social; gênero e sexualidade; sociologia do corpo; famílias; crime e desvio; raça, etnicidade e migração; classe, estratificação e desigualdade; pobreza, previdência social e exclusão social; trabalho e vida econômica; governo e política; mídia e comunicações de massa; educação; religião; cidades; métodos de pesquisa e teoria sociológica.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre, Artmed, 2005.


Bom, um livro que considero introdutório, para graduação, à contribuição dos teóricos clássicos da disciplina Sociologia, foi escrito por três professoras e publicado pela UFMG. Este livro trabalha três capítulos, cada um escrito por uma professora, os quais abordam: Marx, Durkheim e Weber. Numa linguagem clara e muito didática, as autoras apresentam os conceitos mais citados, a metodologia desenvolvida por cada autor clássico e as obras de referência.
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 




Nem sempre é fácil compreender os autores clássicos, por isso, é muito importante ter sempre ao lado um bom comentador que auxilie nesta tarefa. Obviamente, não se pode trocar o clássico pelo comentador, pois não é disso que se trata. Esses, também, são apenas alguns exemplos, pois existem muitas obras disponíveis em português. Este blog busca apenas citar algumas, para que o tema seja valorizado e reserve espaço para que as obras sejam conhecidas.

Comentários