Postagens

Questões de Concurso - FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia

Imagem
  Olás, Seguindo no embalo das publicações de Provas de Concurso passaremos agora a nossa 27ª. Antes disso, queria comentar também uma outra possibilidade de uso destes instrumentos para atividades de ensino aprendizagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Falei na outra postagem sobre as provas orais, em dupla, de modo sincrônico. Agora explicarei uma possibilidade de atividade oral, individual e assíncrona. Nessa atividade a/o aluna/aluno precisa escolher uma das questões publicadas, desde que ela já não tenha sido trabalhada na atividade em dupla e não tenha sido escolhida pela/pelo colega. Depois ela/ele grava um vídeo, de 9 a 11 minutos, comentando a questão face ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Desse modo, ela/ele precisa demonstrar que sabe qual conteúdo foi trabalhado e manuseá-lo para discutir o caput  e as alternativas da questão escolhida. A minha experiência com essa atividade tem sido muito proveitosa e as/os alunas/alunos desenvolvem a capacidade discursiva

Questões de Concurso - FGV 2010 CAERN/RN Sociólogo

Imagem
  Olás, Um ótimo 2022 a todas e todos, com muita coragem e condições para enfrentarmos as adversidades e construirmos um mundo melhor. Hoje retomarei as publicações de provas de concurso que abordem temas de Sociologia e Ciências Sociais. Geralmente deixo duas a três atividades avaliativas, em cada semestre, voltadas para o debate e análise de questões de concurso em provas escritas para as turmas de Sociologia. Os motivos são bastante objetivos: consigo abordar uma quantidade maior de conteúdo, de modo pragmático, sucinto, relativamente fácil de corrigir (o que demanda menos tempo do professor para esta tarefa e pode se dedicar a atividades de maior profundidade), mas também propicio aos alunos o contato com formas possíveis do conteúdo ministrado ser abordado por certames de concursos públicos. Mas durante a pandemia, com o advento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) eu pude realizar atividades com o mesmo conteúdo de modo diverso. Priorizei atividades avaliativas orais e substituí a